top of page

4 Truques Para Garantir a Previsibilidade Da Obra

Você já parou para pensar em como a previsibilidade da obra impacta na gestão de obras e do escritório como um todo? 

Não é novidade que fazer a gestão de obras é uma tarefa complexa e que demanda o gerenciamento de uma quantidade enorme de variáveis. No entanto, apesar de difícil, não é uma tarefa impossível! 

No artigo de hoje você confere x dicas práticas que vão te ajudar a obter maior previsibilidade nas suas obras e, por consequência, sucesso na sua gestão! Boa leitura. 

A importância do acompanhamento de obra

Embora a maioria dos arquitetos não participe ativamente do gerenciamento de obras, essa realidade vem mudando nos últimos anos. Como são os idealizadores do projeto, os arquitetos têm um papel fundamental na hora de auxiliar os prestadores de serviço a tirarem o projeto do papel de maneira ordenada e estruturada. 

Além de ser uma forma de garantir a qualidade do serviço realizado, o acompanhamento períodico das atividades no canteiro de obras também é responsável por aumentar a previsibilidade das obras e, consequentemente, a rentabilidade do projeto. 

Ter uma rotina organizada de visitas a obra é fundamental para que seja possível garantir que o projeto esta sendo realizado de acordo com as especificações do projeto e do planejamento de obras. Afinal, somente acompanhando o dia-a-dia no canteiro de obras é que você será capaz de diagnosticar possíveis problemas na etapa de execução. 

Não raro, a falta de acompanhamento resulta em problemas que se acumulam e que se tornam verdadeiras missões impossíveis para serem solucionados, o que resulta em desperdício de tempo e recursos, e claro, atrasos na entrega da obra.

O número de visitas necessárias vai variar de acordo com o porte e complexidade da obra, assim como o tempo de duração dos serviços. O importante aqui é que ela aconteça periodicamente, e que o arquiteto ou profissional responsável possa confirmar que a execução da obra segue o que foi planejado. 

Previsibilidade Da Obra: Boas Práticas

Sabemos que com algumas ações simples, rotinas e processos organizados, e com as ferramentas adequadas, é possível obter resultados significativos no que diz respeito a gestão eficiente e previsibilidade da obra. 

A seguir você confere as algumas dicas práticas e fáceis de serem adotadas na sua empresa:

1. Dedique Tempo A Etapa De Planejamento

Uma das melhores formas de garantir a previsibilidade da obra é por meio de um cronograma de obras assertivo. 

É importante lembrar que o prazo está diretamente relacionado à satisfação do cliente final, por isso essa etapa do planejamento é fundamental para garantir que a obra será entregue dentro dos limites estipulados. Afinal, atrasos na obra significam custos extras para o cliente! 

O truque aqui é se concentrar nas atividades principais da obra, ou seja, naqueles serviços que realmente agregam valor e são criticos para o andamento do projeto.  

Essas atividades tendem a consumir uma quantidade maior dos recursos financeiros disponíveis. Por isso é que o controle financeiro de obras é tão importante! 

Para te ajudar nesse controle, recomendo que você identifique na sua Curva ABC de produtos quais os itens de classe A.

2. Crie Uma Rotina De Reuniões 

O alinhamento das informações também é fator fundamental para garantir a previsibilidade da obra. Por isso, a dica aqui é que você estabeleça uma rotina de reuniões com a sua equipe de obra.

Essas revisões ajudam muito na hora de identificar possíveis gargalos operacionais e suas correções de rota, bem como ajudam os profissionais a entenderem o impacto dos seus serviços dentro do cronograma de obra em sua totalidade. 

3. Evite Ruídos De Comunicação

A sintonia entre o canteiro de obras e o escritório também deve estar no foco das suas ações. Por isso, contar com ferramentas capazes de centralizar as informações da obra é fundamental!

Você pode fazer isso por meio da geração de relatórios periódicos de obra, disponibilizando informações de forma padronizada, o que aumenta a transparência e confiança nos processos de obra

4. Utilize As Ferramentas Corretas 

Por fim, mas certamente não menos importante, é necessário contar com as ferramentas de gestão adequadas para garantir a previsibilidade da obra. 

Chega de fazer o acompanhamento da obra através de diversas planilhas de Excel, que não se comunicam entre si e que  geralmente só podem ser interpretadas pelo criador da planilha. 

Você precisa de ferramentas capazes de elaborar uma curva de desembolso confiável e fornecer análises complexas sobre o fluxo financeiro da obra e da sua empresa. 

No VEJA OBRA você encontra as ferramentas necessárias para planejar de forma visual cada etapa da obra, desde o planejamento até a sua conclusão, identificando gargalos e eliminando riscos de forma prática.

Controle o dia-a-dia no canteiro de obras de forma ativa e compartilhe as informações de obra em tempo real com os seus colaboradores! Acesse agora o www.vejaobra.com.br e teste grátis por 30 dias! 

2 visualizações0 comentário
bottom of page