top of page

A importância de um software de gestão para a tomada de decisão

Todos sabemos que gerir uma obra não é tarefa fácil. É preciso se esforçar para manter prazos, controlar orçamentos e atualizar documentos e plantas para que tudo saia como planejado ou, pelo menos, o mais próximo possível daquilo que foi idealizado na fase de planejamento.

Porém, manter todas essas informações atualizadas é uma tarefa difícil e que pode tomar muito tempo, nos obrigando até a fazer hora extra em algumas situações. Isso tudo quando não nos perdemos no meio de tantos arquivos, papéis, calendários e projetos diferentes.

Conforme atestado pelo arquiteto Renato Feroldi, um software de gestão ajuda a administrar essas tarefas, reunindo toda a documentação necessária em um único lugar e disponibilizando todas as informações que você e sua equipe precisam para que seja possível tomar decisões de forma rápida e assertiva.

Continue lendo para saber mais sobre esses programas e conhecer o Veja Obra!

Por que usar um software de gestão?

Pense na forma como você se organiza para gerenciar uma obra hoje. Provavelmente, tem planilhas no Excel, arquivos em Word com um diários da obra, um calendário para controlar as datas e vive no WhatsApp dando feedbacks para clientes, repassando informações para os prestadores de serviço e conversando com o mestre de obras para saber do andamento dos projetos.

Com um software de gestão você tem todas essas ferramentas em um lugar só. Os documentos ficam organizados, atualizados e disponíveis na nuvem, assim todos sabem por quais tarefas são responsáveis e podem acompanhar o desenrolar da obra.

Esse tipo de programa ajuda a visualizar as informações com mais clareza para que o arquiteto tenha um panorama completo do andamento da obra — cronograma, orçamento, registro de ocorrências — o que viabiliza que o profissional tome decisões com mais confiança a partir de uma visão macro.

O arquiteto sempre tem alguém de confiança no canteiro. Um bom exemplo é o mestre de obras, que poderia ficar responsável por atualizar o software com as ocorrências de cada dia. O registro dos acontecimentos de um dia de trabalho pode se tornar um recurso útil para que seja possível resolver qualquer situação incomum com rapidez, evitando que ela se torne um problema maior, que pode acabar atrapalhando o andamento da obra como um todo.

Conforme o arquiteto vai alimentando o programa, ele ganha experiência e consegue se planejar de maneira mais eficiente, prevendo erros frequentes e criando maneiras de contorná-los. Quanto menor a discrepância entre planejamento e execução, melhores e mais precisos serão os resultados.

Qual é a diferença prática?

Na prática, essas informações organizadas e disponíveis em tempo real são o diferencial para que você possa seguir com o projeto sem que haja grandes dificuldades, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível.

A maioria das obras bem geridas é entregue dentro do prazo e do orçamento, o que pode reduzir os custos em até 20%.

Isso só acontece por conta do planejamento. É praticamente impossível que você acorde em um determinado dia, e se depare com um problema que surgiu aparentemente do nada: muito provavelmente esse problema teve uma causa que passou despercebida pelos colaboradores de obras. Quando você utiliza um software e registra as ocorrências in loco, é possível traçar um histórico da obra e saber tudo o que aconteceu para desencadear a ocorrência.

Quando conseguimos identificar o problema, é possível tomar atitudes para mitigar os impactos que ele terá no cronograma geral, com atitudes como: avisar um prestador de serviço que ele só entrará no projeto alguns dias depois do planejado ou renegociar o aluguel de máquinas usadas na construção. Essa antecipação evita gastos com contratações por um tempo maior do que o necessário, por exemplo.

Em outras palavras, os dados fornecidos pelo software servem de base para a tomada de decisão ágil e consciente, além de mostrar para as pessoas envolvidas na obra, principalmente seus clientes, que você é um profissional organizado e confiável para manter os prazos e contratos em dia.

Por último, o software dá maior liberdade para o cliente e o arquiteto. Não é mais necessário fazer longas reuniões para repassar todas as ocorrências da obra, pois o cliente pode verificar tudo por meio de relatórios enviados pelo programa e usar o tempo da reunião de forma mais otimizada, apenas para decidir assuntos pontuais. Da mesma forma, o arquiteto não precisa mais visitar a obra todos os dias — pode apenas verificar o que foi atualizado no software.

Como o software auxilia na transparência dos projetos?

As informações sobre a obra são disponibilizadas em tempo real para que todos saibam como está o andamento do projeto. O arquiteto que administra o software tem liberdade para compartilhar conteúdos específicos com cada um dos usuários convidados  na plataforma, o que permite que todos os profissionais fiquem a par das informações daquilo que deve ser realizado.

A intenção é trazer o cliente para dentro da obra, tornando-o mais independente pois terá acesso a tudo aquilo que já foi feito e o que falta fazer, quais foram os gastos e o que está no cronograma para a próxima semana. Isso passa a  tranquilidade de que tudo está seguindo um roteiro planejado.

Por que usar o Veja Obra?

O Veja Obra é a ferramenta completa de gestão de obras que vai te ajudar desde a fase do planejamento até a execução de um projeto. Nossas ferramentas permitem a criação de processos mais eficientes, aumentando a rentabilidade dos seus projetos.

Elas entregam as funcionalidades utilizadas por profissionais em programas como Excel, Word e Project em uma interface mais amigável, visando sempre a melhor experiência do usuário, seja ele um profissional da área ou um cliente leigo no assunto.

Somos uma plataforma 100% em nuvem, ou seja, não é necessário que os usuários façam o download de nenhum programa ou aplicativo: os projetos podem ser abertos em qualquer navegador, bastando que haja o acesso a internet.

Outra vantagem do Veja Obra é o modelo de precificação, que foi pensada para que o profissional só tenha o custo com o software enquanto ele estiver gerando receita – por isso temos planos de duração de projetos mensais, semestrais e anuais. Como sabemos que nem sempre conseguimos estimar com precisão a duração de uma obra, é possível renovar os planos sempre que preciso de acordo com a necessidade do profissional.

É possível que você convide todos os cliente, profissionais e colaboradores que farão parte do projeto para ter acesso ao Veja Obra, o que incentiva o trabalho colaborativo, além de fornecer maior transparência para todos então. Isso contribui para o melhor desenvolvimento do projeto.

Precisa organizar de forma rápida e fácil as informações dos seus projetos, mas não sabe por onde começar?  Entre em contato com o Veja Obra e tire todas as suas dúvidas sobre como o nosso software de gestão pode te ajudar a mudar a cara dos seus projetos!

12 visualizações0 comentário
bottom of page