É comum escutarmos de arquitetos que a captação de clientes é uma das suas maiores angústias. Isso acontece muito por conta da natureza artística da profissão, e também por conta do modelo de ensino das faculdades de arquitetura brasileiras, que dão maior ênfase ao desenvolvimento e implementação de projetos e acabam por deixar a parte prática da vida profissional de lado.
Na grande maioria dos casos, os profissionais possuem um comportamento mais ligado à solução dos problemas de clientes já existentes por meio da criação de projetos do que com a área comercial. Afinal, foram formados para serem criativos, e não vendedores.
Por sorte, as redes sociais chegaram e viabilizaram a venda de projetos de reforma e construção de maneira expositiva. Em contrapartida, a concorrência no mundo virtual é enorme! Então o que fazer para se destacar?
CAPTAÇÃO DE CLIENTES NAS REDES SOCIAIS
O serviço que um profissional de arquitetura oferece é intangível em um primeiro momento, o que significa que o processo de vendas e marketing torna-se mais complicado e desafiador.
Quando um cliente vai em busca de um profissional da arquitetura, ele espera que você o leve do ponto A até o ponto B da forma menos traumática possível. Isso por que, como você bem deve saber, a grande maioria das pessoas enxerga uma obra de reforma ou construção como um verdadeiro pesadelo.
A era do boca a boca como única forma de captação de clientes já ficou para trás. Veja bem, é claro que é muito bom quando o cliente fica tão satisfeito que recomenda o seu trabalho para um amigo ou familiar. Mas quantos novos clientes isso pode trazer para o seu escritório?
As redes sociais são ferramentas poderosas com um alcance público incrível, e por isso são utilizadas cada vez mais como o principal meio para atrair, engajar e converter usuários em clientes. Mas para isso, é preciso convencê-los de que você é o profissional correto! A seguir você confere algumas dicas práticas:
1. TIRE FOTOS DA TRANSFORMAÇÃO
O seu primeiro desafio de vendas é criar boas expectativas no cliente sobre aquilo que você pode entregar para ele no futuro. E para isso, nada melhor do que imagens que mostrem para o seu cliente em potencial a capacidade e talento que você tem de transformar um ambiente!
A melhor forma de mostrar o quanto o seu trabalho fez a diferença na vida de um cliente é com imagens do antes e depois. E isso nada mais é do que mostrar o valor que o seu trabalho tem, evidenciando as vantagens e benefícios de um relacionamento profissional com o seu escritório.
2. DOCUMENTE O PROCESSO
Mas só as fotos do antes e depois não bastam! O segredo para o sucesso nas redes sociais reside não só na qualidade das postagens, mas também na frequência e constância na qual elas são feitas.
Se você só postar fotos do antes e depois, o que acontece com a sua conta no Instagram até que o projeto seja executado por inteiro? A captação de clientes online só acontece quando você é ativo o tempo todo!
É preciso documentar também todo o processo criativo e de execução. Além de serem uma ótima forma de adicionar conteúdo ao seu portfólio online, você ainda consegue mostrar todo o seu processo de trabalho. Isso é ótimo para te ajudar a enfrentar um segundo desafio, que é demonstrar sua capacidade de entregar o que o cliente pediu dentro do prazo solicitado!
3. CUIDE DA ESTÉTICA DO SEU PERFIL
A forma como você apresenta esses conteúdos também é fator fundamental! É claro que nem todos podem contratar um fotografo profissional para fazer as fotos do ambiente, mas a qualidade das fotos é um dos fatores decisivos para a captação de clientes em redes sociais como o Instagram, o Pinterest e até mesmo no seu site, e por isso devem ser uma prioridade!
É comum vermos fotos com muitos elementos, o que acaba causando uma confusão mental no observador. A dica aqui é sempre se perguntar: o que eu gostaria de evidenciar nesse ambiente? Dessa forma fica mais fácil eliminar as distrações e criar uma composição coerente.
Outra dica de ouro é usar a iluminação a seu favor. Quanto mais luz natural, mais legal o resultado.
Em redes sociais como o Instagram, o senso estético é um dos primeiros fatores a serem notados pelos usuários.
Crie um padrão de postagens, harmonize as cores e crie um feed bonito para os seus clientes em prospecção. Esse cuidado pode ser o diferencial entre uma conversão e uma simples visita ao seu perfil.
DICA BÔNUS!
O Pinterest é uma rede social que vem ganhando força nos últimos anos, e pode ser uma ótima inspiração, tanto para o profissional quanto para os clientes.
A nossa dica é usar o Pinterest como um quadro de ideias, que reflita o seu gosto e criatividade. Assim, fica mais fácil atrair clientes que sejam compatíveis com o seu estilo de trabalho!
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