top of page

Como Se Tornar Um Gestor de Projetos de Sucesso Em 3 Passos

Se você tem vontade de se tornar um gestor de projetos, mas possui dúvidas do que precisa para se tornar um profissional qualificado, você está no lugar certo.

Afinal, essa posição totalmente estratégica possui muitas responsabilidades e prioridades que precisam ser observadas antes de qualquer coisa. Além disso, é preciso coordenar, controlar e garantir que as metas sejam alcançadas e que o projeto seja um sucesso.

Quer saber mais sobre quais são as habilidades necessárias e como alcançar essa posição? Esse post irá explicar quais os requisitos e como ser um ótimo gestor de projetos. Continue lendo!

O que faz e qual o papel de um gestor de projetos

O gestor de projeto é responsável por realizar o planejamento, a execução e também o controle da execução do projeto, até a sua conclusão. 

Tudo isso, é claro, inclui atividades como estabelecer prazos realistas para o cumprimento de todas as etapas da obra, bem como a definição do orçamento necessário para a execução do projeto. 

Esse projeto por sua vez pode ser não só um projeto de construção ou reforma de um imóvel comercial ou residencial, mas também a criação de uma nova empresa de reciclagem de eletrônicos, ou de uma indústria que fabrica de resina epóxi, ou que presta serviços relacionados a aluguel de empilhadeira, por exemplo.

Se você chegou até aqui então já percebeu que o gestor de projetos é responsável por gerir uma série de variáveis, e portanto, é uma posição que exige algumas habilidades. A seguir você confere quais as habilidades que todo bom gestor de projeto deve possuir. 

Planejamento

Essa é uma das habilidades mais importantes! A capacidade de planejar é fundamental para qualquer gestor de projetos, afinal, é nessa etapa do projeto que o profissional deve avaliar quais os caminhos que o projeto deve seguir, sua viabilidade financeira, e também a identificação de todos os processos necessários para a etapa de execução. 

Em outras palavras, o gestor de projetos planeja e avalia tudo que irá acontecer no desenvolvimento e no encerramento do projeto, inclusive a identificação da mão de obra necessária, e também dos materiais e insumos.  

Além disso, é nessa etapa do projeto que o profissional deverá prever os possíveis riscos que podem incorrer na etapa de execução do projeto. 

Liderança

Outra habilidade extremamente importante para um gestor de projetos é a liderança. Ter autoridade e saber comandar da forma correta as pessoas é considerado um dom entre muitos, especialmente se tratando de uma obra, na qual é necessário que todos os profissionais de diferentes especialidades tenham acesso à mesma informação. 

Ainda que muitos acreditem que a liderança seja uma característica exclusiva de algumas pessoas, é possível trabalhar essa qualidade por meio de muita dedicação e treinamento.  

Um líder possui como maior característica a arte de influenciar de forma positiva o pensamento e o comportamento das pessoas, com o intuito de gerar mais motivação e respeito.

Poder de negociação

É importante ressaltarmos que a negociação faz parte da rotina de qualquer gestor de projetos.

Isso acontece porque um projeto, na maioria das vezes, demanda custos e despesas elevados. Nesses casos, a capacidade de negociação pode ser um diferencial importante, capaz de diminuir os custos para a execução de um projeto, e até aumentar a lucratividade da empresa.  

Além disso, essa característica pode ajudar também na hora de negociar prazos! 

Se torne um gestor de projetos

Até aqui ficou claro que, para se tornar um gestor de projetos de sucesso, é necessário prática  e, especialmente, capacitação. 

Isso por que o número de variáveis a serem controladas é enorme! No entanto, hoje existem tecnologias capazes de auxiliar o profissional na hora de gerir um projeto. 

O uso de softwares de gestão especializado é capaz de contribuir não só no planejamento de prazos e orçamento mais assertivos, mas também para a comunicação entre os profissionais do projeto. 

Se você quer se tornar um gestor de projetos de sucesso, então acesse o www.vejaobra.com.br e faça o teste grátis da ferramenta! 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

7 visualizações0 comentário
bottom of page