Se você já pensou ou ainda pensa em abrir uma empresa no mercado de construção, mas tem medo de o negócio não dar certo, esse post é para você.
O setor da construção civil vem mostrando crescimento expressivo. Um estudo levantado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostrou que o setor deverá crescer 3% e gerar 150 mil empregos, tudo isso só em 2020.
Os números são animadores, e demonstram uma oportunidade clara para brasileiros que pensam em se aventurar no mercado de construção.
Confira aqui como se tornar uma referência no mercado de construção com algumas dicas simples e práticas. Boa leitura!
Aposte na criação de conteúdo
Não só as empresas de referência no mercado de construção, mas todos os ramos estão seguindo a nova tendência de investir na criação de conteúdo.
Até mesmo as empresas que oferecem produtos específicos, como empresas que produzem tubo galvanizado, por exemplo, estão produzindo conteúdos relevantes em seu site ou blog. Mas para que serve a criação de conteúdo?
A ideia por trás da produção de conteúdo é, basicamente, educar o seu cliente em potencial sobre algum problema que ele enfrenta de maneira recorrente no dia-a-dia dele.
É claro que, para que o seu conteúdo seja realmente relevante para o seu público alvo, você deve falar de um assunto que você domina e que seja de interesse do seu público.
Imagem retirada do Instagram do @vejaobra. Acesse para mais conteúdos como esse!
Vamos a um exemplo: Suponha que a sua empresa atua com o fornecimento de sistema de combate a incêndio. Nesse caso, você pode escrever materiais relacionados aos diferentes produtos que podem ser encontrados no mercado, aos possíveis problemas que você pode enfrentar caso não conte com esses produtos na sua residência ou comércio, ou até sobre os benefícios de contar com esse produto.
Tudo isso, é claro, com a intenção de atrair novos potenciais interessados e transformá-los em consumidores fidelizados. É o que chamamos de funil de vendas para escritórios de arquitetura.
Para se tornar uma referência no mercado de construção não é diferente. A criação de conteúdos relevantes para o seu público-alvo faz com que os potenciais clientes enxerguem a sua empresa como uma autoridade no assunto, alguém que realmente entende sobre o que está falando.
Ser reconhecido como uma autoridade no seu meio de trabalho é uma forma eficaz de diminuir as objeções dos possíveis clientes com relação a realizar uma compra, o que torna todo o processo de venda mais fácil.
Use canais de comunicação
Os canais de comunicação são essenciais. Eles são uma plataforma onde as empresas podem divulgar sobre seus produtos ou serviços, sobre seus valores e até mesmo prestar atendimento para leads e clientes. Tudo isso é importante para criar uma forma de relacionamento com aqueles que já são clientes, mas fundamentalmente, com os seus possíveis clientes.
Outro tipo de conteúdo que pode ser interessante abordar nos seus canais de comunicação são aqueles informativos, que servem para tirar dúvidas sobre diferentes funcionalidades do produto. Imagine que você possui uma empresa de comércio de cinta de carga. Certamente alguns dos seus potenciais clientes terão dúvidas sobre como utilizá-la.
Alguns dos canais de comunicação que mais possuem referência no mercado de construção são: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Essas são algumas formas de compartilhar conhecimento e informação com os seus seguidores e fãs de forma prática.
Além disso, são uma ótima forma de estar próximo dos clientes, o que ajuda que a sua marca se torne cada vez mais reconhecida no mercado de construção! Mas para garantir os resultados desejados, não se esqueça de que é necessário consistência nas postagens.
Bônus: tenha uma boa gestão
A dica bônus para que sua empresa seja referência no mercado de construção é por meio da gestão. O setor de construção é muito rentável, porém muitas empresas sofrem com a falta de processos de gestão, o que acaba por comprometer os resultados ao final do mês
Por esse motivo, é essencial investir em tecnologias capazes de auxiliar na gestão do negócio. Elas são especialmente úteis para o profissional responsável pela gestão, o que engloba não só as tarefas burocráticas dessa função, mas também o compartilhamento de informações e feedbacks com o resto dos colaboradores.
Confira também esse post sobre análise SWOT para arquitetos.
Siga essas dicas e seja referência no mercado de construção
Nesse post compartilhamos algumas dicas de como se tornar uma referência no mercado de construção com apenas alguns passos simples.
A criação de conteúdo é a primeira delas. Utilizada por inúmeras empresas, a estratégia de utilizar conteúdos relevantes como forma de atrair novos clientes tem se mostrado eficiente para converter interessados em clientes de marca.
Outra estratégia é relacionada com a comunicação. O bom relacionamento com o cliente é fundamental para garantir que o cliente escolha trabalhar com você ao invés da concorrência. No entanto, é preciso ser consistente em suas ações nas redes sociais!
Por fim, a dica bônus e que com certeza fará com que você seja uma referência no mercado de construção é por meio de uma gestão planejada e eficiente.
Lidere seus funcionários e planeje as principais estratégias para que eles fiquem motivados e sejam produtivos! O que achou dessas dicas? Conta pra gente nos comentários
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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