Como Você Pode Fidelizar Mais Clientes No Seu Escritório de Arquitetura

Hoje em dia, com a alta competitividade do mercado, não é suficiente ter produtos e serviços de qualidade para fidelizar clientes. Isso porque, com o acesso à informação, o processo de escolha e tomada de decisão têm se tornado cada vez mais complexo.

Conquistar mais clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas no ramo de arquitetura e interiores, a fidelização dos clientes antigos pode ser o diferencial para o seu escritório prosperar.

Afinal, construir e reformar são decisões financeiras importantes, e é justamente por isso que, antes de contratar um profissional, as pessoas normalmente buscam por indicações.

No artigo de hoje você confere as nossas melhores dicas para fidelizar os seus clientes de arquitetura!

Conheça o Seu Cliente

Esse é um dos princípios básicos para quem quer estabelecer uma relação duradoura com o cliente. Antes de colocar em ação qualquer estratégia de vendas, é preciso saber exatamente qual o perfil do cliente que você gostaria de atingir – esse deve ser o seu ponto de partida!

Para isso, é importante segmentar a sua base, focando a sua atenção naqueles clientes que possuem o perfil qualificado e que de fato podem se beneficiar com aquilo que você entrega e com a sua proposta de valor

A nossa dica é dedicar tempo para conhecer o seu cliente ideal. E aqui não nos referimos apenas a informações como sexo, idade, região e poder aquisitivo, mas também informações relacionadas a personalidade do seu cliente ideal.

Por exemplo: quais os problemas que essa pessoa enfrenta no dia-a-dia? Quais os seus desejos e necessidades.

Sem o conhecimento específico do seu público-alvo, as ações de marketing tendem a fracassar! Por isso lembre-se: de nada adianta atrair uma quantidade enorme de pessoas até o seu escritório, se essas pessoas não são qualificadas para o seu serviço. 

Atendimento de Qualidade

Se você quer fidelizar clientes no seu escritório de arquitetura, então precisa oferecer um atendimento de qualidade.

Qualquer pessoa gosta de ser bem tratada, e no mercado de arquitetura não é diferente. Principalmente tratando-se de um produto/serviço de alto valor agregado, é natural que o cliente tenha algumas (ou muitas) dúvidas acerca de todo o processo de obra ou reforma. 

Tenha calma e paciência para atendê-lo, e busque esclarecer todas as dúvidas de maneira clara, evitando o uso de muitos termos técnicos. Isso distancia você do cliente, e prejudica as suas chances de fechar o negócio!

A primeira reunião com o cliente é sempre um momento decisivo na contratação profissional. Por isso, a dica aqui é dedicar um tempinho no início da reunião para conhecer o seu cliente.

Não tenha medo de explorar assuntos e gostos do cliente, seus passatempos e até pessoas que vocês possam ter em comum.

Tudo isso ajuda a criar um ambiente mais descontraído, além de ajudar na aproximação e empatia, ambos gatilhos mentais fundamentais para quem quer vender mais!

Comunicação Ativa e Sem Ruídos

Os serviços de um arquiteto são contratados, em sua grande maioria, em momentos específicos e nem sempre com tanta frequência. Justamente por isso, estabelecer uma comunicação contínua é imprescindível para que seja possível fidelizar o seu cliente.

Lembre-se: só é lembrado aquele que é visto! É por isso que você deve procurar formas de manter o contato com o seu cliente mesmo depois que o serviço for concluído.

Para te ajudar nessa tarefa, é importante avaliar entre os diferentes canais de comunicação existentes, quais deles são os mais interessantes para trabalhar a sua base de clientes.

Assim, a nossa dica é investir em mais de uma plataforma, tais como o Instagram e o Pinterest para arquitetos. Essa é uma boa estratégia para atingir o maior número de pessoas possíveis!

Planejamento 

Não podemos esquecer que, de nada adianta uma estratégia de vendas extremamente bem feita, se o serviço executado deixa a desejar. 

Na hora de fidelizar o seu cliente, o serviço executado deve ser o melhor possível. E para garantir que isso seja realizável, é necessário um bom planejamento de obras. 

Por meio de processos de gestão bem definidos é possível manter o equilíbrio entre três das variáveis mais importantes para um escritório de arquitetura: escopo do projeto, prazo e preço.

O desequilíbrio de apenas um desses elementos, pode ser o suficiente para manchar o seu nome e inviabilizar os seus planos de fidelizar clientes após a conclusão do serviço.

Por isso, utilize tecnologias especializadas como o VEJA OBRA para te auxiliar na hora de desenvolver o seu cronograma e orçamento de obras.

Contar com profissionais qualificados também é uma parte importante para garantir que o serviço terá a qualidade esperada pelo cliente. 

Atenção aos Feedbacks

Essa dica parece óbvia, mas muitas vezes passa despercebida. Avaliar as críticas feitas pelos seus clientes é uma das maneiras mais eficientes de melhorar o serviço prestado e, consequentemente, fidelizar clientes.

Afinal, o que consolida uma empresa no mercado não é a ideia que os donos e funcionários possuem do serviço prestado, e sim o que os clientes pensam e dizem sobre elas. 

Uma forma fácil de garantir que você está indo na direção correta é por meio da criação de um questionário de satisfação. Nele, além das perguntas de múltipla escolha, você pode abrir um espaço para comentários livres a respeito do seu serviço.

Além de coletar informações sobre os processos que precisam de melhorias, você ainda pode receber feedbacks extremamente positivos, que podem acabar se tornando depoimentos para a marca! 

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