top of page

Como Você Pode Otimizar o Seu Tempo na Gestão de Obras

Se você é um profissional da construção civil, então já sabe que realizar processos de gestão de obras pode ser uma verdadeira dor de cabeça. 

Isso acontece por que a metodologia de ensino das faculdades brasileiras dá maior ênfase ao desenvolvimento e implementação de projetos, deixando de lado processos que fazem parte do dia-a-dia do profissional, como a gestão da obra e a gestão financeira do escritório.

Em um mercado no qual o número de profissionais cresce em ritmo acelerado a cada ano, alcançar os prazos e limites estabelecidos na etapa de planejamento da obra é fundamental para manter a competitividade do seu escritório perante ao mercado.

No entanto, pela falta de ferramentas e conhecimento necessário, essa é uma das grandes dificuldades entre os profissionais.

O problema é ainda maior quando pensamos em pequenas empresas e nos profissionais autônomos (que hoje representam mais de 55% do mercado): como normalmente são empresas que trabalham com uma estrutura funcional enxuta, não contam com responsáveis específicos para cada área da empresa. 

Nesse sentido, um mesmo profissional (que muitas vezes é o próprio dono ou sócio da empresa), fica responsável por uma quantidade enorme de tarefas da área comercial administrativa, como a captação de clientes, o controle das contas a pagar, a organização do fluxo de caixa – tudo isso, claro, sem contar as atividades necessárias para desenvolver o projeto e acompanhar a sua execução.

Some a isso tudo os atrasos nas etapas de obra, os desvios de rota e retrabalhos, e o desperdício de tempo e dinheiro. Se identificou com alguma dessas situações?

Se a sua resposta foi sim, você não está sozinho! Muitas empresas buscam a solução para esses desafios enfrentados por meio do uso de ferramentas tecnológicas, mais especificamente, por meio de softwares de gestão como o VEJA OBRA. 

A seguir você confere como o nosso software especializado pode ajudar na otimização dos processos administrativos da sua empresa e das suas obras. 

Como o VEJA OBRA Pode Te Ajudar

O VEJA OBRA é o sistema de gestão desenvolvido com foco nas necessidades reais de empresas de pequeno e médio porte, bem como de profissionais autônomos do mercado da construção civil. 

Depois de avaliar as maiores queixas e desafios apresentados pelas empresas do ramo, desenvolvemos um sistema com design intuitivo, capaz de automatizar e agilizar a execução de atividades que fazem parte do dia-a-dia do profissional da construção civil. 

Essas atividades incluem: a criação de orçamentos completos, desenvolvimento do cronograma de obras, controle e execução da obra por meio do uso do diário de obras, compras, cadastro de fornecedores, controle de pagamentos e muito mais! 

O nossos sistema de gestão integrado permite que você integre os diferentes setores da sua empresa de forma prática e segura, o que elimina ruídos de comunicação entre os colaboradores da obra.

Além disso, o VEJA OBRA ajuda você a organizar as informações da obra e do escritório, disponibilizando relatórios de análise completos de forma automatizada. 

Nossas ferramentas podem ser divididas entre quatro categorias, entre elas: 

  1. Gestão de Atividades: permite que você realize o planejamento e controle das atividades de obra de forma prática e assertiva. Além disso, o nosso sistema permite que você compartilhe as informações da obra com todos os colaboradores de obra, indicando quem é o responsável pela execução de cada uma das atividades ou tarefas.

  2. Gestão Financeira: ajuda você na criação de orçamentos completos, bem como no controle de custos da obra. As nossas ferramentas ajudam você a estimar os custos por etapa de obra de forma prática e segura, assim você evita desperdícios! 

  3. Gestão Empresarial: nossas ferramentas permitem que você verifique de forma clara e segura a real situação financeira da sua empresa, identificando quais os projetos mais rentáveis e ajudando no controle de contas a pagar e a receber. O preenchimento das informações acontece de forma rápida e segura.

  4. Organização de Informações: para te ajudar na organização das informações da obra, você ainda conta com ferramentas para te ajudar na gestão dos arquivos importantes da obra – como plantas, notas fiscais, manuais e etc. 

Esqueça aquelas velhas planilhas complicadas! A integração entre as nossas quatro categorias de ferramentas viabiliza uma visão completa do andamento da obra e do desempenho da sua equipe de colaboradores – ambos aspectos fundamentais para o sucesso da sua gestão de obras. Tudo isso contribui para uma tomada de decisão mais rápida e assertiva! 

Tempo É Dinheiro! 

Um dos grandes diferenciais do VEJA OBRA é com relação a facilidade de confeccionar orçamentos completos no software. Afinal, além de garantir que o projeto será entregue de acordo com os limites estipulados pelo cliente, é preciso garantir o retorno necessário para que a sua empresa se mantenha sustentável. 

É por isso que no VEJA OBRA você tem a possibilidade de criar diferentes composições de orçamento, considerando para cada uma das etapas e atividades de obra três variáveis básicas: Material, Mão de obra e Ferramenta. 

A medida que você insere informações do custo unitário, quantidade e unidade de medida de cada um dos itens cadastrados, o próprio sistema calcula os valores a serem gastos. 

Conclusão

Quando o assunto é gestão de obras, alcançar os prazos e limites estabelecidos na etapa de planejamento da obra é fundamental para manter a competitividade do seu escritório perante ao mercado.

Da mesma forma, nada disso funciona se você não tiver no controle das finanças do seu escritório. Afinal, esse entendimento é fundamental para que você possa precificar o seu serviço da forma correta, bem como identificar as ações que trazem resultados positivos para o seu negócio e também aquilo que precisa ser mudado. 

O melhor de tudo é que no VEJA OBRA nós trabalhamos com diferentes planos, pois entendemos que existem diferentes perfis de profissionais no mercado. 

Agora que você já entendeu como podemos ajudar você na gestão de obras e do seu escritório, acesse o www.vejaobra.com.br e faça o seu cadastro para testar a nossa solução na íntegra por 14 dias grátis! 

1 visualização0 comentário
bottom of page