top of page

Gestão Da Informação: O Que É e Como Aplicá-lo Na Prática

Os dados possuem um papel importante na estratégia de qualquer empresa, independente do seu tamanho ou nicho de atuação. É exatamente por isso que você precisa dedicar tempo a gestão de informação do seu escritório de arquitetura. 

Não importa se estamos falando das informações da obra ou da sua empresa: a verdade é que a forma como sua empresa faz o armazenamento e gestão das informações é determinante no sucesso do seu negócio.

O Que é a Gestão Da Informação? 

De forma resumida, podemos dizer que a gestão da informação pode ser definida como os processos utilizados pelas empresas para que seja possível manter os seus dados organizados e seguros. 

Diante do grande fluxo de informações, a ideia desses processos é garantir que todos os dados coletados cheguem às pessoas certas, evitando ruídos de comunicação, erros e retrabalhos (todos fatores que contribuem diretamente para os níveis de produtividade da sua equipe). 

Quando implementados de maneira assertiva, os processos de gestão da informação ajudam nas rotinas de tomada de decisão e, como consequência, melhoram os resultados da sua empresa. 

Por Que a Gestão Da Informação é Importante Para a Sua Empresa? 

Seja na reforma de um ambiente ou na construção de um edifício, as variáveis a serem consideradas são muitas: projeto, escopo de atividades, criação de cronograma, levantamento quantitativo, definição de materiais, mão de obra necessária, orçamento e controle de custos, acompanhamento e controle da execução, e claro, gestão das expectativas do cliente. 

Ter a informação correta no momento em que ela se faz necessária pode ser fator determinante para o sucesso de um empreendimento, especialmente quando pensamos no canteiro de obras, onde o fluxo de informações é enorme e qualquer erro pode custar caro. 

Quantas vezes você já teve que lidar com um projeto parado por conta da falta de um material específico? Ou com aqueles imprevistos no canteiro de obras, como um cano estourado, que fazem com que o cronograma entre em atraso? 

É por esses e outros casos que a comunicação entre os colaboradores de obra deve estar no centro das suas preocupações como gestor de obra. Afinal, é somente por meio da gestão da informação que você será capaz de garantir que todos os colaboradores tenham acesso às informações corretas do projeto e da obra. 

O mesmo vale quando pensamos nos processos do seu escritório! É preciso ter controle sobre as contas a pagar e as contas a receber, sobre os diferentes projetos em andamento, sobre as informações de cada um deles, sobre as necessidades de cada cliente, sobre os níveis de produtividade da sua equipe – tudo isso conta!

Como Fazer a Gestão Da Informação De Forma Efetiva?

Se você chegou até aqui, então já percebeu o importante papel que a gestão da informação tem nos processos de tomada de decisão do seu escritório, e consequentemente, no sucesso da sua operação. 

Hoje em dia na construção civil, existem diversas ferramentas que podem contribuir para a otimização de tempo da sua equipe e para a diminuição de custos da sua operação de forma assertiva, como é o caso dos softwares de gestão.

Afinal, desde o momento que você apresenta a sua proposta comercial para o cliente, até o momento que você entrega as chaves da obra pronta, o número de variáveis e informações a serem controladas é enorme.

E a melhor forma de garantir o alinhamento de informações entre os colaboradores de obra, entregando o projeto no prazo e orçamento estipulados pelo cliente, é por meio do uso de tecnologias. 

Um bom software de gestão ajuda você a coordenar todas as etapas do projeto de forma prática e assertiva, facilitando a atualização e o compartilhamento de dados entre os profissionais envolvidos no projeto. 

Procurando uma solução para o seu escritório? Com o VEJA OBRA a gestão da informação nunca foi tão fácil! Acesse o www.vejaobra.com.br para testar grátis por 14 dias!

1 visualização0 comentário
bottom of page