Guarda-Roupa: As Melhores Dicas de Organização e Funcionalidade

Todos os dias acordamos de manhã e vamos em direção ao nosso guarda-roupa. Na rotina sempre apressada, buscamos de forma rápida uma roupa para sair de casa e, muitas vezes, não encontramos aquilo que procuramos. 

Eu tenho certeza que você já perdeu a hora (e a paciência) procurando por aquela peça de roupa específica no seu guarda-roupa, sem sucesso. No entanto, este tipo de inconveniente pode ser evitado se mantivermos este armário da casa sempre bem organizado. 

Acontece que essa tarefa precisa ser realizada de pouco em pouco, todos os dias. É algo que precisa fazer parte da nossa rotina! 

No artigo de hoje você confere as nossas melhores dicas e o passo-a-passo daquilo que você pode fazer para manter o seu guarda-roupa sempre em ordem, começando pelo design do móvel e pelos detalhes que precisam ser observados na hora de escolher o modelo perfeito para a sua casa. 

Para te ajudar, vamos compartilhar também algumas dicas sobre a arrumação das peças de roupa dentro de suas gavetas e nichos. Se existem segredos, nós iremos desvendar juntos. 

Boa leitura! 

guarda-roupa

Closet Masculino de Closet de Espaço do Traço Arquitetura – Viva Decora


Quais os tipos e modelos de guarda-roupa?

Alguma vez você já percebeu que nem todos os guarda-roupas à venda nas lojas são iguais? Eles podem apresentar as mesmas dimensões e números de portas, mas internamente eles terão subdivisões distintas. 

É que, na verdade, os fabricantes oferecem estes diferentes modelos pensando em todos os tipos de perfis de clientes que possam ter – seus gostos e necessidades. Enfim, cada situação de projeto vai exigir algo único.

Se pudéssemos resumir essa lógica toda, diríamos que os roupeiros maiores e com mais subdivisões atenderiam melhor pessoas em idade adulta. 

Já os roupeiros menores e com menos subdivisões seriam, provavelmente, pensados para as crianças e jovens que possuem menos pertences pessoais. Mas até entre jovens e adultos pode haver pessoas que precisam de mais e menos espaço para guardar certos tipos de coisas.

Nesse sentido, na hora de escolher o modelo de guarda-roupa certo para você, é preciso levar em conta algumas informações, como os itens que você possui, suas quantidades e tamanhos. 

Afinal, é a quantidade e o tipo de itens que deseja guardar dentro de um armário fechado que determinará quais as características de design que o seu guarda-roupa precisará apresentar. Talvez você precise de mais gavetas ou talvez de mais prateleiras e cabideiros! 

Para você escolher um armário funcional e organizado, separamos aqui algumas medidas para tomar como base.

Medidas gerais para guarda roupas:

  1. Cabideiro maior – 70 x 100 cm;

  2. Cabideiro menor – 70 x 80 cm;

  3. Nichos prateleiras – 70 x 30 cm;

  4. Nichos superiores – 70 x 40 cm;

  5. Nichos inferiores – 70 x 30 cm; e

  6. Calceiro – 70 x 75 cm; e

  7. Gavetas – 70 x 25 ou 70 x 15.

  8. Profundidade sugerida para o roupeiro: entre 55 e 65 cm.

Dicas de classificação para organização de suas roupas e acessórios

Então, você foi até uma loja e escolheu o guarda-roupa ideal para a decoração do seu quarto – e que, aparentemente, atende bem as suas necessidades. 

A próxima etapa é organizar todos os itens que eram previstos para serem guardados dentro do móvel. E o modo de classificação para estes objetos dentro do guarda-roupa é livre, mas vale lembrar que também é a chave para manter gavetas e nichos sempre em ordem.

Para garantir a melhor usabilidade e funcionalidade do guarda-roupa, o ideal é que a escolha da classificação dos objetos dentro do móvel seja feita por você, ainda que com a assistência de um profissional de organização de residências. 

Isto porque, com toda certeza, você é a melhor pessoa para dizer como todos os itens serão utilizados no dia a dia, identificando aqueles que precisarão ser acessados com mais facilidade e frequência, e o que pode ficar lá no fundo do armário.

Para te ajudar, separamos aqui algumas ideias de agrupamento de roupas, calçados e acessórios que você pode utilizar: 

  1. Por ocasião – festa, trabalho, atividades físicas, e mais;

  2. Por cor e tamanho;

  3. Por tipo de uso – parte superior ou inferior do corpo;

  4. Por material ou estação do ano – se é de verão, mais fino e delicado, ou de inverno, em lã, couro e mais; e

  5. Pelo tipo de dobra necessária para manter o seu formato e durabilidade – blusões pesados, por exemplo, não podem ficar pendurados, pois ficariam seriamente danificados.

guarda-roupa

Exemplo de guarda-roupa com gavetas com colmeias para organizar


Acessórios que ajudam a organizar gavetas e prateleiras de armários

Vale lembrar que também existem guarda-roupas que podem ser abertos ou até ter partes transparentes, como é o caso daqueles projetados para closets. Nesses casos, é preciso uma preocupação extra com a organização por questões estéticas! 

Independente disso, podemos contar com diversos acessórios para ajudar na organização do guarda-roupa. E o mais interessante é que, além de contribuir para a organização das peças, esses acessórios também podem ajudar na preservação de diversas peças de vestuário.

Em diversas lojas de artigos para casa, podemos encontrar facilmente muitos modelos de organizadores de roupas. Por exemplo, as colmeias transparentes para separar camisetas ou os suportes multiusos, para bolsas, sapatos, e mais. 

Existem também as colmeias de gaveta, para organizar aquelas peças íntimas, como meias e outras. E também os sacos de tecido, para organizar roupas de cama, ternos e mais itens.

Se existe um cantinho vago na área do cabideiro do guarda-roupa, é possível pendurar na haste um organizador de armazenamento de saco de lona, por exemplo. Também existem as escadas aramadas, para organizar prateleiras. 

Os cabides especiais para cintos, lenços e calças também ajudam na organização e estética. Da mesma forma, as bolsas organizadoras ajudam a comprimir grandes volumes de lençóis e toalhas na parte superior do móvel.

Por fim, as caixas organizadoras com tampa para diferentes usos também são uma solução prática para manter a organização do guarda-roupa sempre em dia!

Viu como é fácil manter seu guarda-roupa em ordem? Tente em sua casa!

Essas dicas de organização para o guarda roupa foram criadas pela equipe Viva Decora.

1 visualização0 comentário