Medição de Obras: Lições Para Se Tornar Mais Eficiente

A medição de obra é uma das etapas mais importantes do planejamento de obras. Afinal, é por meio da medição que você será capaz de garantir que o seu projeto será executado conforme deve ser.

Como essa etapa está intimamente ligada ao levantamento quantitativo da obra, a medição tem influência direta nos prazos e custos do projeto: qualquer erro pode resultar em grandes prejuízos, além de comprometer a qualidade do projeto.

Mas como se preparar para uma medição de obras de forma eficiente? É disso que falaremos no artigo de hoje!

O que é a medição de obras? 

De forma geral, as medições serão responsáveis por acompanhar e controlar cada um dos serviços necessários para a execução da obra, desde o início até a finalização de cada um deles.

Estes dados são essenciais para que você possa acompanhar não só o andamento da obra, mas também o seu cronograma, fluxo financeiro, qualidade, etc. 

Para que você tenha sucesso na medição, é preciso considerar algumas variáveis importantes. A seguir você confere cada uma delas: 

Organização

Como trata-se de uma tarefa complexa e que contempla uma quantidade enorme de informações, é preciso organização para que você tenha sucesso na medição de obras.

É por isso que antes de chegar no canteiro de obras, o profissional responsável deve ter alguns itens em mãos, como:

  1. As ferramentas adequadas para realizar o trabalho;

  2. O cronograma físico-financeiro da obra para comparação e controle; 

  3. Ter em mente qual etapa da obra será medida e qual o objetivo da etapa em questão; 

  4. entre outros!

Essa organização é o que ajuda a evitar trabalhos de última hora, tornando a medição de obras mais assertiva e segura.

Comunicação 

Tão importante quanto realizar uma medição de obras eficiente, é possuir os canais de comunicação certos com o responsável pela obra para que seja corrigir possíveis desvios de rota. Afinal, não adianta de nada identificar o problema e não agir de forma prática! 

Quando existe um trabalho de comunicação sem ruídos entre os colaboradores de obra, fica muito mais fácil garantir a qualidade da obra. 

Documentação 

Não esqueça de documentar todas as informações coletadas no canteiro de obras de forma adequada. Esse registro é fundamental para que você e sua equipe possam tomar decisões importantes de forma mais assertiva!

Para te ajudar nessa tarefa, o mais indicado é utilizar ferramentas de gestão integrada. Esses softwares permitem que você registre as informações de cada uma das obras em andamento, ao mesmo tempo em que permitem gerenciar informações a nível empresarial de forma rápida, simples, segura e precisa!

Colocando a mão na massa

Agora que você já entendeu por que a medição de obras é um processo importante no sucesso da sua gestão de obras, é hora de dar o primeiro passo.

É importante dizer que não existe um padrão único de execução, mas algumas diretrizes e boas práticas que irão te ajudar a realizar um trabalho de forma eficiente e segura. 

Passo 1: Separar as ferramentas necessárias 

Antes de pisar no canteiro de obras é importante garantir que você tem todas as ferramentas e documentos necessários para executar o seu trabalho. Parece óbvio, mas qualquer falha nessa etapa pode comprometer todo o processo. 

Passo 2: Registro das informações 

Agora é hora de documentar cada uma das suas descobertas no canteiro de obras! Esse registro é o que irá te ajudar a criar relatórios completos de medição para consultar no futuro.

Passo 3: Criando o relatório 

Na hora de criar o seu relatório de medição, tenha em mente que você deve ser o mais preciso possível. Afinal, é por meio desse documento que você irá realizar os ajustes necessários na obra, bem como organizar os pagamentos da mão de obra. 

Algumas informações importantes a serem incluídas no seu relatório são:

  1. Etapa da obra na qual se encontra a atividade a ser medida

  2. Item

  3. Descrição do item

  4. Quantidade contratada

  5. Valor contratado

  6. Quantidade executada

  7. Percentual de quantidade executada

  8. Valor executado 

Quais ferramentas utilizar? 

As opções de ferramentas úteis para serem utilizadas na hora de realizar a medição da obra são enormes, mas separamos algumas ferramentas importantes que você vai precisar: 

Trena: Essa ferramenta é fundamental para que você possa medir distâncias, largura, altura, área e volume com precisão! 

Paquímetro: te ajuda a medir a distância entre dois lados simetricamente opostos, como colunas, paredes e portas. 

Suta e transferidor: essa ferramenta é utilizada para medir e marcar os ângulos no canteiro de obras. 

Escalímetro: ajudam a medir e realizar representações gráficas mantendo as proporções originais.

É importante ressaltar que, com o avanço da tecnologia, muitas dessas ferramentas já estão disponíveis em suas versões eletrônicas, como é o caso da trena.

As ferramentas eletrônicas são uma ótima opção pois garantem uma maior precisão de dados, e em alguns casos, podem reunir funções de várias ferramentas em um único aparelho – o que facilita, e muito, o trabalho!

0 visualização0 comentário