top of page

O Passo a Passo Para Escolher o Nicho de Mercado Certo

Você sabe o que é um nicho de mercado e como encontrar o nicho ideal para o seu escritório de arquitetura?

A verdade é que o mercado de arquitetura e design está cada vez mais competitivo: o número de profissionais entrantes aumenta cada vez mais, e a disputa pelo cliente está cada vez mais acirrada. Mas isso não significa que você está fadado ao fracasso! 

Encontrar um nicho de mercado é fundamental para que você seja capaz de construir um negócio de sucesso. No entanto, saber qual mercado atacar pode ser um desafio para muitos empreendedores. 

Por isso, nesse artigo vamos esclarecer definitivamente o que é um nicho de mercado e como escolher o melhor nicho de mercado para o seu escritório de arquitetura. Boa leitura!

Nicho de Mercado: Por Que Escolher Um?

Imagine uma situação na qual uma pessoa possui um problema no coração. Nesse caso, estará mais inclinada a buscar a ajuda de um cardiologista ou de um clínico geral para ajudar com o problema?

O fato é que o mundo caminha cada vez mais em direção às especializações, e por uma única razão: nós queremos o melhor profissional, sempre. 

Essa premissa é verdadeira para todos os mercados, e no mercado de arquitetura não é diferente. Os clientes querem o melhor profissional para solucionar os seus problemas, cabe a você descobrir onde você se encaixa nessa equação. 

A Riqueza Está Nos Nichos

É comum escutar de profissionais que a escolha de um nicho de mercado pode significar a perda de oportunidades e de receita. Mas o que muitos não entendem é que, optar por trabalhar com um nicho de mercado, é inclusive uma forma de tornar o seu negócio mais rentável, e vou te contar o por que.

Quando você não trabalha com um nicho de mercado, a quantidade de processos que você deve realizar no seu escritório é enorme! Afinal, cada projeto é diferente, e portanto, demanda ações diferentes. 

Certamente os processos necessários para realizar um projeto de loja de rua serão diferentes de uma loja de shopping, ao mesmo tempo em que um projeto de um apartamento entregue pela construtora será diferente de um projeto para um apartamento antigo. 

O fato é que, quando você trabalha com um nicho de mercado específico, você otimiza o seu tempo de trabalho, pois possui menos processos e consegue executá-los de forma mais eficiente. Nesse sentido, você se torna mais rentável. 

Se ainda não te convenci a respeito da mina de ouro que são os nichos de mercado, então confira meus três principais argumentos: 

1. Ser bom não é o suficiente. É preciso ser excelente!

O mercado de arquitetura conta com um crescimento de aproximadamente 8% no número de novos profissionais entrantes no mercado todo ano. Em um mercado no qual a competição é tão acirrada, é preciso que você ofereça um serviço diferenciado para obter resultados expressivos.

Nesse sentido, ser bom em algo não te diferencia de todo o resto do mercado. É preciso ser excelente! 

É melhor que você seja o líder no seu nicho de mercado, por menor que ele seja, do que ser só mais um dentro de um mercado enorme. 

A repetição é o que nos leva a excelência! Sendo assim, quando trabalhamos com um nicho específico, os processos serão sempre os mesmos, e por isso, você certamente será capaz de executá-los com maior agilidade e precisão. 

É exatamente por isso que o ideal é que você foque nas atividades nas quais você possui maior aptidão para escolher qual o nicho de mercado que você deseja atender. 

2. Medo de perder oportunidade e receita? Pare agora!

Optar por um nicho não precisa ser um limitante! Você certamente irá continuar a receber propostas para realizar projetos que fogem do seu nicho, na maioria dos casos por indicação.

Em alguns casos, você irá perceber que executar um projeto que fuja do seu nicho de mercado pode ser muito trabalhoso. Afinal, você não estará mais acostumado com os processos necessários, como criação de proposta comercial, contrato, fornecedores, etc. Tudo isso toma tempo! 

É claro que, quando você precisar de uma receita extra, investir tempo e atenção em um projeto que não faz parte do seu nicho de mercado pode ser interessante. Mas no geral, verá que será cada vez mais custoso executar trabalhos que fogem do seu escopo de trabalho!

3. Autoridade atrai oportunidade

Esse é um dos motivos pelos quais você não deve se preocupar em perder oportunidades! Quando o profissional atua em um nicho específico, e realiza um serviço bem feito, as chances de se tornar uma autoridade de mercado são muito maiores. 

A autoridade é um dos principais gatilhos mentais para aumentar as vendas do seu escritório. Isso por que, quando um profissional é visto como autoridade, uma coisa incrível acontece: as objeções do cliente com relação a contratação do serviço oferecido são quebradas! 

Isso por que, quando você se torna uma referência, naturalmente o valor percebido do seu serviço se torna maior. Sendo assim, você também pode cobrar mais pelo seu serviço! 

Como escolher o nicho de mercado certo para mim?

Definir o posicionamento e encontrar o nicho de mercado é uma das maiores dúvidas para profissionais no ramo da arquitetura e design. Por isso, separamos algumas dicas para que você tenha maior segurança na hora de escolher o seu nicho! 

Você pode escolher o nicho de mercado no qual atuar com base em uma série de critérios, como por exemplo região e localização (segmentando por bairro ou cidade, por exemplo), por tamanho de projeto, por orçamento disponível, por público, por tipo de projeto, por conceito ou estilo arquitetônico, entre outros. 

Para começar, pegue um papel e uma caneta e faça uma pequena lista com as seguintes informações: 

– enumere os tipos de projetos que você já fez e que gosta de fazer

– identifique os processos específicos necessários para cada tipo de projeto

– selecione também qual o público que você mais gosta de trabalhar

– identifique as dores, características e objeções de cada grupo

– identifique onde você pode encontrar esse cliente tanto no âmbito online (por exemplo, quais as redes sociais que esse público se encontra), quanto offline, e como irá se comunicar com esse público

– elenque as atividades que você mais gosta de fazer e as que possui maior facilidade

Ao final desse exercício, você terá um ponto de partida para selecionar o nicho de mercado que melhor se encaixa com o seu perfil de profissional. 

Lembre-se que é importante identificar as oportunidades e ameaças do mercado. Entenda se existem muitos concorrentes, se existe espaço para novos entrantes, e principalmente, se o nicho selecionado possui uma demanda real a ser atendida. Para te ajudar, você pode contar com a Análise SWOT para escritórios de arquitetura. 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais! 

6 visualizações0 comentário
bottom of page