top of page

Por Que Você Deve Investir Em Um Software de Gestão de Obras

Fazer a gestão de uma obra é um desafio, não importa se o projeto é grande ou pequeno. Nesse sentido, buscar formas de automatizar os processos de gestão da obra pode ser uma mão na roda.

Se você é um profissional da construção civil, então certamente sonha com planilhas organizadas, orçamentos e custos realizados que batem no final do mês, e até com a entrega do projeto dentro do prazo estipulado pelo cliente. 

A verdade é que muitos fatores podem impedir que você alcance os resultados esperados, e o uso de tecnologias no canteiro de obras pode ser o que falta para você alavancar os seus resultados! 

O uso de softwares de gestão de obras tem se tornado cada vez mais comum no mercado da construção civil, e pode ser uma ótima opção para auxiliar tanto no planejamento, quanto no acompanhamento e controle da obra. 

No artigo de hoje você confere os maiores benefícios do uso de tecnologias como os softwares de gestão no seu dia-a-dia! Acompanhe. 

Rápido retorno sobre o valor investido

Realizar a contratação de um software de gestão de obras pode ser considerado como um investimento a logo prazo. Isso por que, por meio do uso de tecnologias é possível não só melhorar o controle sobre o projeto, mas também aumentar a produtividade da sua equipe, otimizar o tempo no canteiro de obras, e claro, melhorar o seu relacionamento com o cliente final.

A ideia por trás do uso do software é melhorar a qualidade do serviço prestado, de forma a entregar obras cada vez melhores! O resultado disso? Maiores lucros para o seu escritório! 

Uma pesquisa realizada pela KPMG em 2017, indicou que 72% dos entrevistados consideram o uso da tecnologia algo disruptivo no mercado da construção civil mundial.

Ou seja, em um mercado que sempre foi muito tradicional, a adoção de tecnologias por parte das empresas do setor tem se mostrado uma ruptura de padrões. 

Maior lucratividade e economia

Se tem um ditado que foi feito para a construção civil é o famoso “Tempo é dinheiro”. Isso por que, quando pensamos em construir ou reformar, as entregas dependem de um trabalho de longo prazo, no qual a economia tem a ver com fazer uma boa gestão e planejamento do tempo e dos recursos.

Suponha que na hora de armazenar os materiais da construção no canteiro você não tenha utilizado cinta de carga , e como resultado, perdeu alguns materiais que acabaram quebrando. 

Ou até outro exemplo: alguns materiais estavam em cima de um caminhão aberto, e não foi utilizada uma lona de caminhão para proteger aquele material, e a chuva acabou estragando tudo.

Todos esses erros de gestão e planejamento fazem com que a obra leve mais tempo para ser concluída, o que acaba por aumentar os custos previstos no início do projeto. A lucratividade e economia estão totalmente atreladas a pequenos detalhes como esses.

Em um modelo de gestão onde todas as informações do projeto estão organizadas e centralizadas em uma única plataforma, fica mais fácil organizar a cadeia produtiva, o que ajuda na diminuição de erros e retrabalhos. 

Otimização de tempo

Um dos melhores benefícios em poder contar com um software de gestão de obras para construção civil é a capacidade de otimização do tempo. Quando trabalhamos com tecnologias em nuvem, é possível compartilhar as informações da obra com todos os colaboradores de obra de qualquer lugar! 

Isso inclui informações de orçamento, de cronograma de obras, e até mesmo de possíveis ocorrências no canteiro de obras. Dessa forma, você evita problemas de comunicação entre os colaboradores de obra, ao mesmo tempo em que promove agilidade e eficiência entre as diferentes áreas da empresa, diminuindo assim a probabilidade de falhas.

Tudo isso ajuda na criação de processos que geram confiança! 

Por que investir em softwares de gestão de obra

Se você chegou até aqui, então certamente já entendeu a importância de contar com um software de gestão de obras para te ajudar no planejamento e execução do seu projeto.

Além de te ajudar no controle dos custos da obra e na comunicação da sua equipe, os softwares de gestão podem ser um grande diferencial entre o serviço que você oferece e o da concorrência. 

Por isso, ainda que seja um investimento (que tem se tornado cada vez mais necessário), hoje em dia existem diversas opções no mercado, e certamente alguma delas cabe no seu bolso! 

No VEJA OBRA você encontra diferentes planos, criados para todos os tipos de profissionais da construção civil. Acesse agora o www.vejaobra.com.br e teste grátis por 30 dias! 

6 visualizações0 comentário
bottom of page