Transformação Digital e Os Softwares de Gerenciamento de Projeto

Para evitar ruídos de comunicação, é preciso contar com softwares de gerenciamento de projetos que permitam a atualização e compartilhamento de informações em tempo real. Além disso, a possibilidade de acessar todas as informações do projeto em um só local é o que ajuda a evitar erros no canteiro de obras

A transformação digital já é uma realidade na Construção Civil. Não existe mais lugar para o uso de papel e caneta quando o assunto é trabalho colaborativo no canteiro de obras!

Com o aumento da complexidade dos projetos, cada vez mais é comum que profissionais da construção civil realizem o compartilhamento de informações da obra de maneira digital. 

Sendo assim, conforme essas tecnologias digitais se tornam mais presentes no dia-a-dia dos profissionais da construção civil, a necessidade de garantir a qualidade das informações compartilhadas aumenta consideravelmente. 

Neste artigo você confere a importância do uso de softwares de gerenciamento de projetos e como elas podem ajudar a extrair mais valor dos dados do projeto. Boa leitura! 

A Importância da Integração de Dados

Não é novidade que a qualidade da comunicação e o alcance das informações costumam influenciar os resultados de uma empresa e são especialmente importantes na indústria da construção.

Segundo dados de um estudo realizado pelo PMI, o desperdício médio no canteiro de obras decorrente de ruídos de comunicação no Brasil chega a 7,5%. Isso significa que cerca de R$33,9 bilhões são desperdiçados no país por conta de ruídos de comunicação na construção civil. 

Estes dados são alarmantes e demonstram de forma clara a importância da adoção de softwares de gerenciamento de projetos no dia-a-dia das empresas da construção civil, independentemente de seu tamanho.

Afinal, é a comunicação eficiente no canteiro de obras que garante que as tarefas sejam executadas conforme as especificações do projeto e, principalmente, dentro dos prazos e limites financeiros estipulados. 

Nesse sentido, contar com softwares de gerenciamento de obras capazes de centralizar as informações do projeto em um só local, é fundamental para garantir a sintonia entre todas as áreas da empresa para que o negócio funcione da melhor forma. 

Análise de Dados Eficiente  

Um estudo realizado pela Dodge Data & Analytics mostrou que, quando perguntados sobre o grau de valor dos dados do projeto extraídos pelos softwares de gerenciamento de projetos, 97% dos entrevistados indicou obter dados de alto ou médio valor. 

Esse resultado mostra não só que essas ferramentas se tornaram essenciais para a esmagadora maioria dos profissionais, mas também indica a importância de contar com dados precisos na tomada de decisão de projetos da construção civil. 

Ainda falando sobre o mesmo estudo, quando questionados sobre como essas ferramentas de gerenciamento de projetos auxiliam no dia-a-dia da profissão, os fatores mais apontados foram: melhor desempenho do cronograma, redução de custos, aumento dos níveis de produtividade no trabalho e maior previsibilidade dos custos. 

Reduzindo Riscos  

Não é novidade que dois dos maiores desafios enfrentados por profissionais da construção civil quando o assunto é gerenciamento de projetos são o controle de custos e prazos. Nesse sentido, otimizar recursos no canteiro de obras é fundamental!

Quando perguntados sobre como o uso de softwares de gerenciamento de projeto podem ajudar na redução de riscos capazes de comprometer o resultado do projeto, os fatores mais apontados foram: custos que não estavam previstos em orçamento, retrabalhos devido a erros no canteiro de obras, estimativas imprecisas dos custos da obra, erros na documentação do projeto, deficiência de qualidade. 

Esse resultado nos indica que o uso de ferramentas tecnológicas especializadas de gestão é capaz de mitigar os maiores riscos relacionados à gestão eficiente de projetos. 

Como ajudam a otimizar os processos internos da empresa e elevar a produtividade dos colaboradores, essas ferramentas contribuem para a organização de documentos e informações importantes da obra – e isso tem impacto direto no trabalho colaborativo e também nos níveis de controle sobre as tarefas planejadas. 

Conclusão 

O mercado da construção civil está, sem dúvidas, ingressando na era do digital. No entanto, essa transformação ainda acontece de forma gradual nessa indústria que é conhecidamente resistente a mudanças. 

Ter um software de gestão de obras pode ser o detalhe que falta para aumentar o rendimento e a lucratividade do seu escritório!

E para isso, é fundamental contar não só com a ferramenta adequada para o seu modelo de negócio, mas também com uma ferramenta adaptada para atender as especificidades da sua área de atuação.

Ainda não utiliza nenhuma solução tecnológica para te ajudar com as atividades do dia-a-dia da obra? Acesse agora o www.vejaobra.com.br para testar grátis por 14 dias! 

0 visualização0 comentário