top of page

Como o VEJA OBRA Pode Te Ajudar No Controle De Custos Da Obra

Um desafio comum entre os profissionais da construção civil é realizar o controle dos custos do projeto de forma assertiva.

O controle de custos é uma das etapas decisiva no processo de gestão de obras. No entanto, é comum escutarmos por aí que a obra estourou o orçamento ou levou mais tempo do que o prevista para ser concluída.

A verdade é que, na grande maioria das vezes, esses problemas poderiam ter sido evitados por meio de um planejamento efetivo de obras

A boa notícia é que hoje em dia existem plataformas especializadas que podem te ajudar na organização e no controle de custos da obra de forma prática e assertiva.

Por isso, no artigo de hoje eu vou te mostrar como o VEJA OBRA pode auxiliar você na gestão financeira das suas obras e do seu escritório. 

Controle de Custos 

Se você quer garantir um bom relacionamento com o seu cliente, então você precisa dedicar tempo ao controle de custos da obra. E esse trabalho começa já na etapa de planejamento da sua obra!

Construir e reformar são decisões financeiras importantes, e o seu cliente quer ter certeza de que o projeto que você desenvolveu cabe no bolso dele.

É por isso que você precisa compartilhar com o seu cliente como estão sendo investidos os recursos empregados no projeto. Isso quer dizer que você deve compartilhar com o cliente todas as etapas do processo de obra – desde a estimativa de custos, até a consolidação da lista de insumos e a projeção do fluxo de desembolso da obra. 

Foi pensando nessa necessidade de controle, transparência e segurança que nós desenvolvemos as novas ferramentas financeiras do VEJA OBRA. Configura a seguir as novas funcionalidades e seus benefícios. 

1. Planejamento 

Para que você consiga realizar o controle de custos da obra de forma assertiva, recomendo que você tenha um cronograma preliminar antes de começar o levantamento de custos. 

Isso por que, quando você já sabe quais as atividades necessárias para que seja possível tornar o projeto em realidade, fica fácil identificar os insumos necessários.

Além disso, ao organizar as informações da obra dessa maneira, você garante que irá estimar todos os custos e variáveis da obra, diminuindo assim imprevistos e desperdícios.

controle-de-custos

Imagem da Ferramenta de Orçamento do VEJA OBRA – Funcionalidade de Criação de Atividades e Fases de Obra


Para te ajudar, no VEJA OBRA você pode utilizar o nosso modelo de atividades de obra para realizar esse levantamento de custos, ou então cadastrar o modelo com o qual você está acostumado a trabalhar. 

2. Estimativa Detalhada de Custos

Agora que você já cadastrou as etapas e atividades da sua obra, é preciso identificar e quantificar os materiais, a mão de obra e as ferramentas necessárias para executar cada uma das atividades planejadas no cronograma de obras. Essa é a única forma de conseguir uma estimativa detalhada e assertiva de custos da obra!

Além disso, como você sabe, para cada um dos insumos necessários para tirar o seu projeto do papel, é recomendado que você realize algumas cotações – assim você pode comparar os preços e opções de diferentes fornecedores. 

Por exemplo: Se a atividade planejada é a pintura do quarto de casal, então você sabe que os materiais necessários serão a tinta e o papel de parede, a mão de obra o pintor, e as ferramentas podem ser o rolo de pintura e o pincel.

controle-de-custos

Imagem da Ferramenta de Orçamento do VEJA OBRA – Funcionalidade de Levantamento Quantitativo


Quando você usa planilhas para realizar a estimativa de custos da obra, qualquer erro na configuração da planilha pode comprometer o orçamento da obra. Já quando você utiliza o VEJA OBRA, basta inserir as informações solicitadas para cada insumo da obra que o próprio software realiza os cálculos para você – tudo de forma prática e segura.

3. Consolidação de Custos 

Agora que você já orçou todos os insumos da sua obra, é hora de criar uma lista de insumos consolidada. Esse é o momento no qual você irá escolher dentre todas as opções disponíveis no orçamento o fornecedor que será selecionado, para que vocês possam chegar ao custo final da obra.

Essa consolidação pode ser feita de duas formas: 

  1. Você pode selecionar aquelas opções que considera mais adequadas para o projeto de maneira manual ou

  2. Você pode selecionar as opções com o menor custo final para o seu cliente. 

controle-de-custos

Imagem da Ferramenta de Orçamento do VEJA OBRA – Funcionalidade Consolidação da Lista de Insumos


Caso você queira, você pode ainda consolidar a lista de insumos dessas duas formas. Assim o seu cliente tem a possibilidade de escolher com base nas informações que considerar mais sensíveis. 

controle-de-custos

Imagem da Ferramenta de Orçamento do VEJA OBRA – Lista de insumos Consolidada


Ao final, o VEJA OBRA te entregará de forma detalhada todos os materiais, mão de obra e ferramentas que serão utilizados na obra, projetando inclusive possíveis desperdícios e indicando as etapas nas quais cada um dos insumos será utilizado. 

Assim você tem a certeza de que todos os custos de obra foram mapeados!

4. Cronograma Físico-Financeiro 

Agora que você e o cliente já definiram o orçamento da obra e organizaram todos os custos por etapa de obra, é hora de montar o cronograma físico-financeiro.

Quando você sabe no detalhe qual será o custo de cada uma das etapas de obra, fica mais fácil para o seu cliente se planejar financeiramente, pois terá o entendimento do capital  necessário para executar cada período da obra – isso evita que a obra seja interrompida por falta de recursos financeiros, por exemplo. 

É por isso que no VEJA OBRA você realiza o levantamento quantitativo do projeto de acordo com cada uma das etapas do seu cronograma de obras! Assim, caso você ou o seu cliente tenham interesse em financiar a obra, você também terá esse controle. 

Se você chegou até aqui, então certamente já compreendeu os benefícios de contar com o VEJA OBRA para auxilia-lo no controle dos custos das suas obras. Acesse agora o www.vejaobra.com.br e teste grátis por 14 dias! 

5 visualizações0 comentário
bottom of page