top of page

Como o VEJA OBRA Te Ajuda a Entregar a Obra Dentro Do Prazo

Se você é um profissional que gerencia obras, então sabe que entregar a obra dentro do prazo estipulado é fundamental para garantir o bom relacionamento com o cliente. E para que todas as etapas da obra aconteçam dentro do prazo definido, é preciso considerar fatores como as particularidades do projeto, detalhes previstos nas estruturas, materiais a serem utilizados, o prazo de entrega dos fornecedores, e muito mais. 

É por isso que você precisa dedicar tempo à etapa de planejamento da obra! Afinal, cada um desses fatores terá influência no cronograma da obra. 

No artigo de hoje você confere como as ferramentas do VEJA OBRA podem te ajudar a entregar a obra dentro do prazo estipulado. Boa leitura! 

O Primeiro Passo Para Entregar a Obra Dentro do Prazo

No mundo da gestão existe uma frase famosa que diz que o “tempo de execução de uma obra será inversamente proporcional ao tempo dedicado ao seu planejamento”. Essa é uma das nossas frases preferidas!

No entanto, sabemos que o planejamento da obra pode ser uma tarefa complicada, já que a quantidade de variáveis que deve ser considerada é enorme. Por isso, para conseguir entregar uma obra dentro do prazo é preciso não só planejar cada uma das atividades da obra, mas também antecipar possíveis imprevistos.

É por isso que contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas pode ser o diferencial que você precisa na sua empresa. Confira a seguir como o VEJA OBRA ajuda você a entregar a obra dentro do prazo! 

1) Levantamento de Atividades 

O primeiro passo para um cronograma de sucesso da obra é realizar o levantamento de atividades. É nesse momento que o profissional deve identificar todas as atividades necessárias para que seja possível tornar o projeto uma realidade.

No entanto, para garantir a entrega da obra dentro do prazo estipulado, o ideal é que esse levantamento de atividades seja feito da maneira mais detalhada possível, incluindo não só as atividades, mas também as sub-tarefas que cada uma delas engloba. 

Para garantir que você não perca nenhum detalhe, no VEJA OBRA você classifica cada uma das atividades da obra como atividades mãe e atividades filha. Dessa forma, o sistema indica para você de forma bem visual não só as atividades principais, mas também as entregas necessárias para concluir cada uma das fases da obra. 

obra-dentro-do-prazo

Imagem retirada do software VEJA OBRA – Ferramenta de Cronograma, organização de lista de atividades


Além disso, com base nas datas de início previstas para a obra, basta inserir os prazos de execução estimados para cada uma das atividades, que o sistema calcula as datas de início e fim de cada uma das atividades de forma automática. 

2) Sequenciamento Lógico

Outro aspecto fundamental para garantir a entrega da obra no prazo estipulado é organizar todas as atividades previstas em uma sequência lógica e sustentável. Mas o que isso quer dizer? 

Em uma obra existem aquelas atividades que precisam ser concluídas antes que outra atividade possa ser iniciada. Esse entendimento é fundamental para evitar desvios de rota e re-trabalhos. 

Sendo assim, na hora de montar o cronograma da obra é preciso considerar os pré-requisitos de cada uma das atividades. Por exemplo: a instalação da marcenaria deve vir depois da pintura, assim você evita danificar os móveis novos. 

obra-dentro-do-prazo

Imagem retirada do software VEJA OBRA – Ferramenta de Cronograma, sequenciamento de atividades


Para ajudar você na organização do canteiro de obras, no VEJA OBRA você indica quais atividades são dependentes uma das outras, e o sistema exibe isso para você de forma bastante visual. Isso ajuda no alinhamento e transparência entre os membros da sua equipe de obras! 

3) Alinhamento de Informação Entre Colaboradores 

A qualidade da comunicação e o alcance das informações costumam ter grande influência nos resultados de uma construção. Afinal, é a boa comunicação entre os seus colaboradores que garante que as tarefas sejam executadas conforme as especificações definidas na etapa de projeto, e claro, dentro dos prazos estipulados. 

Outro ponto igualmente importante é que uma comunicação sem ruídos ajuda no cumprimento das regras e normas de qualidade e segurança no canteiro de obras, o que é fundamental para garantir a integridade dos colaboradores. 

É por isso que no VEJA OBRA você tem a possibilidade de convidar cada um dos colaboradores da obra para criarem um acesso no software. O nosso compromisso é oferecer maior transparência e segurança no processo da obra, por isso você também pode parametrizar as informações que cada usuário terá acesso!

obra-dentro-do-prazo

Imagem do software VEJA OBRA – Ferramenta de Cronograma, atribuição de tarefas


Sendo assim, utilizando a ferramenta de cronograma do VEJA OBRA, você pode atribuir para cada uma das atividades planejadas um profissional responsável (basta selecionar o profissional desejado) e também pode incluir observações sobre a tarefa a ser executada. Isso influencia não só no controle de prazos, mas também ajuda a criar uma cultura de responsabilização no canteiro de obras!

Nesse sentido, cada um dos colaboradores é capaz de entender de maneira clara como o seu trabalho influencia no trabalho de outros profissionais, e claro, na entrega da obra dentro do prazo estipulado. 

4) Você No Controle 

Por fim, para garantir que você esteja sempre no controle da obra, no VEJA OBRA você também conta com a possibilidade de utilizar a nossa legenda de cores classificando as atividades planejadas por status de conclusão, por fase da obra ou como preferir.

obra-dentro-do-prazo

Imagem do software VEJA OBRA – Ferramenta Cronograma, legenda de cores


Para concluir, você ainda pode indicar o percentual de conclusão de cada uma das atividades listadas no seu cronograma de obras. Isso garante a organização e agilidade na hora de acompanhar as atividades da obra e os seus desdobramentos! 

Quem já tocou uma obra desde a etapa do planejamento até a entrega das chaves sabe o quanto de desgaste algumas tarefas burocráticas podem causar ao longo de todo o processo. É por isso que contar com a ferramenta certa para te ajudar é fundamental para entregar a obra dentro do prazo e do orçamento estipulados, garantindo a satisfação do cliente. 

Ainda não conta com nenhuma tecnologia para te auxiliar no planejamento e execução da obra? Corre no link para conhecer o VEJA OBRA e testar as nossas ferramentas grátis por 14 dias! 

27 visualizações0 comentário
bottom of page