top of page

Quarto De Bebê: Conheça Os Diferentes Estilos De Objetos De Decoração

Há quem diga que não existe coisa mais extraordinária do que acompanhar o surgimento de uma nova vida. E quando o assunto é ter filhos, sabemos que um dos grandes rituais é a decoração do quarto de bebê

Ainda que seja uma atividade muito esperada, fazer a decoração do quarto do bebê pode ser um grande desafio. Afinal, com uma nova vida é preciso muitos cuidados: que objetos de decoração são os mais adequados nesta fase? Como tornar o ambiente a cara desse novo integrante da família? Como adequar o ambiente às novas atividades que tomarão parte da rotina? 

No artigo de hoje você encontra uma lista de opções e inspirações para a decoração do quarto de bebê, tudo para que você seja capaz de criar um ambiente harmonioso, bem energizado, acolhedor e agradável para o seu cliente. 

Clássico com toques de branco

O lado bom da decoração é que, embora nós estejamos vivendo a fase contemporânea da história humana, ainda é possível reviver o melhor das artes do passado por meio do uso de objetos, materiais e tecido na decoração. 

A era clássica, por exemplo, ainda exerce uma forte influência sobre os projetos de decoração. Estilos surgidos disso, como o provençal, são um grande exemplo disso – usando e abusando de móveis em acabamento fino, linhas sinuosas e ricos entalhes a apliques em madeira.

Como pano de fundo para essas peças, são utilizados panos em tons suaves de azul, verde e rosa; e papéis com grafismos, flores, listras e cenas rurais. Sobre mesinhas e outras bancadas, itens de decoração com acabamentos bastante luxuosos e mega trabalhados. Outro truque bastante comum é usar, nesse tipo de composição, peças em design que parecem envelhecidas, como em pátina.

Quarto de bebê com tons neutro de Quarto de bebê de Lucia Tacla – Viva Decora


Minimalista em tons pastéis

Claro que quando olhamos para o passado, não precisamos ver e valorizar apenas o classicismo. Também foram lançadas outras boas ideias em momentos diferentes da nossa história e que podem ser utilizadas na decoração do quarto de bebê. 

Um exemplo são os conceitos lançados pelo movimento moderno que resultaram em estilos como o chamado minimalismo. E no que isso se traduz? Bem, a ideia deste estilo é apostar somente naquilo que é  realmente necessário.

Então, quando o assunto é montar um quarto de bebê minimalista, o resultado é um ambiente com visual bastante clean. Para isso, deve-se apostar em paredes de pano de funda em tons bem claros e neutros. 

A ideia é que, ao olhar o ambiente pela primeira vez, a sensação que dá é a de que ele está vazio. No entanto, quando olhamos de perto, pode-se perceber que tudo que a criança precisa está presente. Ou seja, a ideia é utilizar poucos elementos na decoração, certificando-se de que todos sejam muito confortáveis e funcionais.

Para essa composição, é uma boa ideia usar e abusar de elementos geométricos, bichinhos, moldes de palavras, e mais. Por outro lado, evite os itens em cores fortes ou brilhosos, pois fogem do conceito minimalista. 

Já os móveis são quase todos aqueles que já encontramos facilmente disponíveis nas lojas, fazendo o uso de madeira natural clara, cor branca, bordas retas e zero ou quase zero ornamento. 

Outra forma de seguir na linha minimalista, é apostando nos tons pastéis (que por sinal, estão super em alta). Utilizar também peças discretas e naturais, como bordados e composições lúdicas, também pode contribuir para um resultado clean e moderno. 

Cadeira de balanço no quarto de bebê de Quarto de bebê de Studio Scatena Arquitetura – Viva Decora


Atual em cores vibrantes

Por falar em lúdico, uma excelente ideia é já preparar o quarto da criança desde o início da sua vida com uma temática bem divertida, que estimula sua criatividade. 

Por exemplo, com uma decoração que pareça ter saído da sua imaginação, criando diversas sensações e promovendo a identificação com o ambiente. E nessa brincadeira, os pais podem criar um refúgio alegre, seguro e educativo para os seus filhos.

Parede com pintura escura e poltrona estofada de Quarto de bebê de Meraki | Engenharia e Arquitetura – Viva Decora


Futurista em tons neutros

Por fim, podemos voltar a nossa atenção para o futuro. Como será a vida nas próximas décadas e séculos? 

Toda essa ideia de evolução tecnológica e novas explorações espaciais podem inspirar a decoração de ambientes – inclusive de quarto de bebê – assim como aconteceu nos anos 60, por exemplo. Isso pode ser retratado através das cores e linhas de móveis, ornamentos e mais.

Seguindo essa ideia, podemos ter um ambiente infantil cujos elementos apresentam partes que se assemelham a estruturas de foguetes ou afins. As paredes podem ser cobertas com panos em tons neutros. 

E em cantinhos especiais do cenário, toques de tons vibrantes, como verde neon, um jogo de luz provocado por lâmpadas de LED, e quadrinhos com desenhos retratando sol, luas e planetas.

Qual desses estilos é o seu preferido? Faça sua escolha e comece logo a decorar o quarto do seu bebê!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

63 visualizações1 comentário
bottom of page