top of page

Controle de Contas a Pagar e Receber: Saiba Como Impacta Seu Negócio

Se você quer ter um negócio de sucesso, então precisa ter um processo de gestão eficiente das contas a pagar e receber do seu negócio. 

Quando pensamos na gestão financeira de um escritório, a quantidade de dados e informações que devem ser consideradas é enorme, e vão desde os seus fornecedores e clientes, até os prazos de pagamento e valores a serem acertados. 

Nesse sentido, sem o controle dos seus custos e recebimentos, é praticamente impossível manter a saúde financeira de um negócio em dia.

No artigo de hoje você confere as melhores dicas para fazer o controle de contas a pagar e receber na construção civil. 

O Que é o Controle de Contas a Pagar e Receber? 

Para começar, é importante relembrar que o controle de contas a pagar e receber nada mais é do que uma ferramenta empresarial que ajuda na gestão e acompanhamento da entrada e saída de dinheiro do seu negócio. 

Sendo assim, para que o seu negócio prospere sem nenhum problema, é preciso ter o controle de todas as movimentações do fluxo de caixa da sua empresa. Isso é o que garante que você evite situações como falta de dinheiro em caixa para realizar projetos futuros, inadimplência e contas em atraso.

Contas a Receber

Quando falamos de contas a receber, estamos falando da arrecadação dos valores que a sua empresa possui direito, como por exemplo as parcelas de pagamento dos clientes.

Lembre-se que o controle das contas a receber é imprescindível para que você possa estruturar o seu negócio de forma assertiva. Afinal, sem dinheiro em caixa fica impossível remunerar os seus colaboradores e planejar investimentos para o crescimento da empresa, por exemplo. 

Contas a Pagar 

Já as contas a pagar são as transações referentes às despesas da sua empresa ou projeto, como por exemplo a licença para os softwares que você utiliza para o desenvolvimento do projeto e o salário dos seus colaboradores. 

Nesse sentido, o controle de contas a pagar é fundamental para que você não fique inadimplente e, claro, para que você consiga realizar previsões financeiras assertivas baseadas em dados concretos. 

Como Melhorar os Processos de Gestão Financeira? 

Se você chegou até aqui, então já percebeu que o controle de contas a pagar e receber do seu escritório deve estar no topo da sua lista de prioridades.

Para facilitar a sua vida, separamos algumas práticas que podem ajudar a diminuir a inadimplência na construção civil.

Tenha em mente que, para que o seu controle seja eficiente, você precisa ter o registro e acompanhamento de algumas informações básicas, como:

  1. Nome do cliente/fornecedor

  2. CNPJ do cliente/fornecedor

  3. Dados bancários

  4. Informações para contato (telefone e e-mail)

  5. Datas de pagamento e vencimento das parcelas

  6. Valor das parcelas

  7. Número de parcelas e valor de cada uma delas

  8. Descrição do item a ser pago ou recebido

  9. Comprovantes de pagamento ou recebimento

Com todos esses dados em mãos, fica mais fácil analisar e organizar os resultados esperados de cada mês, ao mesmo tempo em que ajuda a identificar aquilo que está em atraso para que sejam feitas eventuais cobranças ou negociações.

Escolhendo a Ferramenta Certa

É claro que existem diversas formas de realizar o controle de contas a pagar e receber da sua empresa, mas a tecnologia costuma ser o mais eficiente.

As planilhas ainda são a ferramenta mais popular na hora de realizar o controle financeiro de empresas. No entanto, vale destacar que o uso dessa ferramenta não garante a integração da informação e a mobilidade – o que no mercado da construção civil é imprescindível para uma gestão eficiente.

É por isso que a opção mais segura é contar com softwares de gestão especializados, como é o caso do VEJA OBRA.

Além de auxiliarem no controle de contas a pagar e receber da empresa de forma mais eficiente, intuitiva e precisa, ajudam também no compartilhamento de informações entre os diferentes setores da empresa.

Tudo isso torna o seu processo mais confiável e contribui para a otimização do trabalho da sua equipe, pois elimina ruídos de comunicação, aprimora o processo de tomada de decisão, e reduz a quantidade de erros e imprevistos dentro e fora do canteiro de obras. 

Para conhecer todas as ferramentas que o VEJA OBRA oferece na íntegra e grátis, acesse o www.vejaobra.com.br

6 visualizações0 comentário
bottom of page