Gestão De Caixa: Saiba Como Impacta Seu Negócio

A gestão de caixa possui um papel fundamental para garantir a saúde financeira da empresa. E essa máxima é ainda mais verdadeira para profissionais autônomos e micro e pequenas empresas. No entanto, essa é uma das grandes dificuldades dos gestores!

No artigo de hoje você confere as melhores dicas e práticas para realizar a gestão de caixa da empresa de forma eficiente e organizada. Boa leitura!

O que é a gestão de caixa? 

De forma bem resumida e direta, a gestão de caixa é o acompanhamento e controle da movimentação de entradas e saídas dos recursos do negócio. Sendo assim, é parte essencial do planejamento financeiro da empresa, pois permite identificar o lucro, desenvolver estratégias para a redução de gastos, e claro, para o aumento da lucratividade e rentabilidade do negócio.

Nesse sentido, quando o trabalho de gerenciar os recursos da empresa é feito de forma assertiva, a tendência é que você consiga realizar o seu trabalho sem qualquer risco de interrupção ou problemas por conta da falta de recursos financeiros. 

Vale dizer que manter o fluxo de caixa da empresa em dia não se resume a ganhar mais do que você gasta. É claro que isso também é importante, mas é apenas parte do trabalho a ser realizado.

Para que seja possível manter o equilíbrio financeiro da empresa, é preciso ordenar todos os pagamentos e recebimentos de forma bem organizada. Ter essas informações disponíveis ajuda na hora de negociar prazos de pagamentos, a antecipar vencimentos (evitando assim possíveis multas), e até na hora de realizar investimentos financeiros.

Além disso, como você sabe, a capacidade de qualquer empresa em se manter viva no mercado está diretamente relacionada a sua eficiência na gestão financeira: é impossível manter um negócio quando a gestão dos recursos é mal feita. 

Melhores Práticas de Gestão de Caixa

Agora que você já entendeu a importância de fazer uma gestão de caixa bem feita, vamos compartilhar as melhores dicas para a hora de colocar a mão na massa! 

A palavra-chave aqui é organização. Somente a partir do controle das informações é que será possível desenvolver estratégias de sucesso, capazes de manter o caixa da sua empresa estável. 

Registrar, monitorar e analisar 

Esse controle é o que vai te ajudar a desenvolver todas as estratégias relacionadas à gestão financeira da empresa. Por isso, a dica aqui é incluir na sua rotina o registro dos valores que entram e saem da empresa, sem exceção. Aqui me refiro a: valores em conta, contas a receber, pagamentos de funcionários, custos com estrutura, dentre outros. 

Fazer o acompanhamento recorrente do fluxo de caixa fornece pistas sobre possíveis problemas e oportunidades da empresa, o que é fundamental para a sua gestão financeira.

Compra responsável de materiais

Quando pensamos no dia-a-dia de uma empreiteira, é importante que a compra de materiais seja feita de forma responsável. Afinal, grande parte dos custos relacionados à obra é destinada a compra de materiais, equipamentos e ferramentas.

Sendo assim, na hora de fazer a compra, é preciso levar em consideração a relação entre quantidade, qualidade e preço. Ou seja, nem sempre a compra mais responsável é aquela que sai mais barato, e sim aquela que contempla o melhor custo-benefício. 

Evite o desperdício 

Esse é um dos maiores problemas para a saúde financeira do seu negócio! A cultura de desperdício no canteiro de obras é um dos grandes problemas do setor da construção civil, pois compromete a sua produtividade.

Como resultado, é comum encontrar projetos que precisam de compras extras por conta do desperdício. Isso é um problema pois, além de impactar o orçamento da obra com compras inesperadas que prejudicam o fluxo de caixa, as compras inesperadas também atrapalham o cronograma. 

Utilize um software de gestão 

Até aqui você já percebeu que a gestão de caixa da empresa é um trabalho que envolve o registro e acompanhamento de uma quantidade enorme de variáveis. Por isso, realizar esse trabalho por meio de papel e caneta ou por meio do uso das planilhas pode ser um grande desafio.

No entanto, um sistema de gestão eficiente pode te ajudar a implementar as dicas deste artigo de forma bem mais prática, pois ajudam na otimização de processos financeiros que são fundamentais para o sucesso da sua empresa. Alguns benefícios são:

– registro e compartilhamento de dados de forma prática para tornar as obras mais eficientes

– criação de orçamentos completos de obra

– gestão de contas a pagar e a receber

– criação de cronograma completo de obras

– criação de mapas de cotação

– registro de dados de fornecedores e parceiros

– possibilidade de compartilhar informações em tempo real 

– e muito mais! 

A pandemia nos mostrou que não importa o tamanho da sua empresa, a boa gestão de caixa é fundamental para superar momentos de crise! Acesse agora o www.vejaobra.com.br para conhecer todas as nossas ferramentas na íntegra e de graça por 14 dias! 

0 visualização0 comentário