Se você é um profissional da área, então sabe que na prática processos de prospecção de clientes, precificação e venda de um projeto integram a rotina de trabalho dos arquitetos, e por isso são habilidades que devem ser trabalhadas.
O processo de venda de um projeto de arquitetura não é fácil. Hoje em dia com a alta concorrência no mercado, saber vender projetos tornou-se uma arte necessária na vida de profissionais da arquitetura.
Os clientes possuem perfil variado, e por isso conhecer e entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para o sucesso! Mas é preciso também tranquiliza-lo a respeito dos processos de obra.
A seguir você confere algumas perguntas comuns, e como responde-las da melhor forma possível:
1- Para quê recorrer a um arquiteto? Preciso apenas de 4 paredes e um teto!
Com a ajuda de um profissional da arquitetura é possível explorar diversos cenários e soluções para o problema do cliente.
Somente com o auxilio de um profissional é que será possível conciliar um projeto de qualidade com um custo de execução que seja sustentável para o cliente.
Outro ponto positivo é que o arquiteto possui o conhecimento técnico e legal necessário a qualquer licenciamento de obras.
2- Será que preciso de um engenheiro ou arquiteto?
Um arquiteto possui habilitação e conhecimento legal para executar projetos, enquanto outros profissionais técnicos não, ainda que façam parte do processo construtivo.
O principal objetivo do arquiteto é a concepção de espaços de acordo com as necessidades e vontades do cliente, e claro, sempre de acordo com as leis locais.
O trabalho do engenheiro é complementar ao do arquiteto, ou seja, um não aluna o outro mas ao contrário, agregam-se!
3- Um empreiteiro não é suficiente para o meu caso?
Os empreiteiros têm um papel fundamental no processo, mas não têm os “skills” nem o conhecimento técnico para realizar o projeto de arquitetura.
Um dos papéis do arquiteto é a defesa dos interesses do seu cliente, o que significa que trabalhar com um arquiteto é sem dúvida uma garantia de qualidade da obra.
Também por conhecer as particularidades do projeto, são capazes de antecipar problemas e resolvê-los antes mesmo do início da obra.
Outro ponto positivo é que os arquitetos acompanham todo o processo, fazendo a gestão do canteiro de obras e dos colaboradores.
4- Contratar um arquiteto é um luxo e sairá muito caro!
Engana-se quem acredito que o valor cobrado pelo arquiteto é apenas “mais um custo de obra”.
Profissionais da arquitetura são responsáveis não só pela criação do projeto, mas também na busca por uma execução de qualidade, a um preço que seja o mais justo possível.
Isso tudo por que o planejamento de obra permite que o profissional tenha um entendimento maior acerca dos materiais, insumos e mão de obra necessária para a realização do projeto.
É muito importante evidenciar no seu processo de prospecção de clientes que você também pode ser um aliado, e que a sua presença durante todo o processo de obra é importante!
5- Tudo isso por um desenho?
Os arquitetos têm a capacidade de ver o processo de forma global. Não só são capazes de transformar um ambiente de forma criativa e funcional, mas também são responsáveis por fazer com que o seu investimento seja um sucesso.
Desenhos e apresentações em 3d são apenas uma etapa do processo, que envolve também o estudo de viabilidade do processo, projetos de construção, projetos de remodelações interiores e de reabilitação de edifícios, análise de custos, entre outros.
Outras dúvidas comuns ao processo de prospecção de clientes
Qual é a sua abordagem ao projeto de arquitetura?
Aqui importa demonstrar tranquilidade e compromisso. Se não sabe algo, não tenha receio de dizer que vai investigar e dá-lhe a resposta mais tarde. Nesta resposta pode ainda referir os softwares e plataformas que o assistem a entregar qualidade nos projetos.
Qual a sua disponibilidade para a realização deste projeto de arquitetura?
A dica aqui é: seja realista! É melhor estabelecer um prazo maior e entregar o projeto antes da hora, do que estabelecer prazos irreais e depois falhar.
A gestão do tempo em um projeto de arquitetura é um dos maiores desafios enfrentados por profissionais! Por isso, sempre coloque uma “folguinha” na hora de estipular prazos para atividades mais complexas ou passíveis de erros.
Quais informações/documentos eu preciso para dar início ao projeto?
Essas informações irão variar de acordo com o projeto. O importante é explicar exatamente qual a importância desses documentos, e como é possível obte-los.
Quais os seus honorários?
Valorize o seu trabalho! Ofereça um serviço de qualidade, e entregue aquilo que foi prometido! O valor justo a se pagar é aquele que garante a satisfação do cliente, sem prejudicar o profissional.
Para te ajudar na precificação do seu trabalho, confira o nosso artigo sobre como cobrar pelo seu projeto de arquitetura.
Quais serviços estão incluídos?
É de extrema importância que você deixe claro para o cliente tudo aquilo que faz ou não parte do seu serviço. Exatamente por isso o contrato de trabalho é algo necessário!
Nesse documento, detalhe tanto os objetivos do projeto, quanto as etapas de obra, o cronograma preliminar, o número de visitas, e também o valor do seu serviço.
Tudo isso é importante tanto para proteger o seu escritório, quanto para proteger o seu cliente!
Com quem será feito o contato durante a realização do projeto de arquitetura?
A comunicação é fundamental para garantir a boa relação entre o profissional contratado e o cliente. Por isso, é sempre importante definir quem será o responsável por manter essa comunicação.
Manter o cliente atualizado acerca da evolução da obra é fundamental! Para isso você pode contar com a ajuda de de softwares de gestão de obras que fornecem relatórios completos.
O que fazer quando o cliente pede por um desconto?
Não faça descontos! Valorize-se! Deixe bem claro para o cliente quais os benefícios que ele terá em contratar os seus serviços. Para isso você deve ter uma proposta de valor bem definida.
Bons Projetos!
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