top of page

5 dicas para otimização de espaço em imóveis pequenos

Você deve ter reparado que, nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum encontrar opções de apartamentos pequenos, especialmente nas grandes metrópoles. Seja pelo preço mais acessível ou até por conta de localização estratégica, esses imóveis de 30 a 60m2 tornaram-se protagonistas no mercado imobiliário. Essa nova tendência trouxe um grande desafio para os arquitetos: a otimização de espaço. 

Mas ao contrário do que muitos pensam, mesmo em apartamentos pequenos é possível sim criar um ambiente aconchegante, confortável e cheio de estilo. Basta seguir as nossas dicas para otimização de espaço em imóveis pequenos! 

1 – EVITE FORROS DE GESSO QUANDO O PÉ DIREITO FOR BAIXO 

O uso de forros de gesso em apartamentos pequenos e que possuem pé direito baixo pode ser uma grande armadilha para a otimização de espaço. Por conta do acabamento rebaixado eles acabam diminuindo o pé direito ainda mais, o que dá uma sensação de sufoco. 

Ainda que eles sejam uma ótima opção para tornar os ambientes mais aconchegantes, não recomenda-se o uso de forros de gesso em ambientes nos quais a altura do chão ao teto seja menor do que 2,60m. 

A dica aqui é usar-se de outras artimanhas para trazer o aconchego necessário ao ambiente, como por exemplo por meio de um projeto de iluminação bem feito

2 – ELIMINE DIVISÓRIAS DESNECESSÁRIAS

A integração de ambientes é também uma ótima forma de otimizar os espaços. A tendência ganhou força nos últimos anos, e tornou-se bastante popular em imóveis pequenos. Isso por que, ao eliminar barreiras visuais de um espaço, você garante a sensação de amplitude. 

Um exemplo comum é o uso das chamada cozinha americana, que nada mais é do que  a integração da cozinha com a sala de estar. Além de darem um visual moderno ao ambiente, a integração dos ambientes também ajuda na circulação e organização dos espaços. 

3 – USE AS CORES CERTAS

Na hora de escolher uma cor para o ambiente não vale levar em conta somente o fator estético, mas também a questão funcional. As cores são capazes de provocar diferentes sensações, e por isso devem receber atenção especial em um ambiente. 

No caso de imóveis pequenos, a dica é optar sempre por cores claras. Isso por que as cores claras promovem uma maior reflexão da luz, e por consequência, acabam disfarçando os limites de espaço e trazendo a sensação de amplitude. 

Além disso, a pintura é uma ótima forma de transformar um ambiente de maneira econômica

4 – APROVEITE OS ESPAÇOS VERTICAIS 

Outra dica para a otimização de espaço é utilizar-se dos espaços verticais no imóvel. Aproveite as paredes para criar composições diferentes com o prateleiras, armários e nichos de forma que eles façam parte da decoração do ambiente. Além de facilitarem o armazenamento dos seus pertences, eles são uma ótima maneira de tornar o ambiente mais moderno e funcional. 

5 – JANELAS LARGAS

O uso de janelas de maneira pensada pode ser o diferencial na otimização de espaço. Se possível, opte por janelas grandes e largas pois além de deixarem a luz natural entrar, o fato de elas se incorporarem ao exterior causa uma sensação de imensidão.  Outro ponto positivo é que, quanto maior a luz natural, maior a economia de energia elétrica.

Quanto mais simples o modelo da janela, melhor! Assim você evita o risco de bloquear a passagem de luz ou de deixar o ambiente muito carregado. Para ajudar no controle da luz, você pode optar por persianas verticais ou blackouts, ambas opções que ocupam menos espaço. 

Gostou das nossas dicas sobre otimização de espaço? Tem mais alguma sugestão? Não deixe de compartilhar seu conhecimento com a gente nos comentários! 

3 visualizações0 comentário
bottom of page