top of page

O Checklist Definitivo Para Tornar a Sua Obra Mais Sustentável

O setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelos impactos no meio ambiente no mundo. Isso deve-se não só a quantidade de resíduos produzidos no canteiro de obras, mas também por conta da destruição de áreas verdes e produção e extração de matéria-prima. 

Os números são alarmantes, e por isso o tema “sustentabilidade” vem ganhando cada vez mais importância. Mas o que você pode fazer para tornar a sua obra mais sustentável?

Existem algumas medidas e cuidados que podem ser tomados na hora de construir, como a reciclagem de eletrônicos, reaproveitamento de água, gestão de resíduos, e até o uso de novas tecnologias, deixando assim o segmento menos agressivo ao meio ambiente.

No artigo de hoje você confere as melhores dicas de como tornar a sua obra mais sustentável. Acompanhe! 

Os benefícios de uma obra mais sustentável

É fato que tornar uma obra mais sustentável traz diversos benefícios não só ao meio ambiente por meio de ações como consumo consciente de matéria prima, reaproveitamento de resíduos, e minimização de desperdícios, mas também aos empreendedores.  

Isso por que, mais do que dar atenção aos aspectos sociais e ambientais que envolvem a obra, ser sustentável é também garantir a sua viabilidade econômica. 

Fazer com que os materiais como soleira de mármore sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais, encontrar novas maneiras de geração de energia e até mesmo a locação de geradores são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente.

Veja abaixo algumas maneiras de tornar a obra mais sustentável:

Reaproveitar a água no canteiro de obras

A água é usada em praticamente todas as etapas de um projeto de construção. Segundo uma pesquisa feita em um canteiro de obras no Recife, cerca de 17% das atividades realizadas exigem água limpa.

É preciso tomar cuidado para não abusar desse recurso, e para isso, existem algumas medidas simples capazes de tornar a obra mais sustentável e que fazem toda diferença.

Por exemplo, é possível captar a água da chuva para usá-la no canteiro ou instalar um sistema de calhas para recolher a água em todos os pavimentos por meio de um circuito fechado de bóias.

Controle a geração de resíduos e incentive a reciclagem

O desperdício é um problema enraizado na cultura do canteiro de obras, e é um dos grandes responsáveis por comprometer a produtividade do setor da construção. Até um terço dos materiais empregados em uma construção podem ser desperdiçados.

Isso não só atrapalha a sustentabilidade da obra, como também o orçamento da mesma, gerando custos que poderiam ser evitados. Para isso, você pode:

  1. Conscientizar a mão de obra sobre o uso dos recursos, prevenindo assim o desperdício;

  2. Fazer um bom levantamento quantitativo antes do início da obra;

  3. Optar pela desconstrução, onde portas, janelas e outros itens são retirados e levados para a reciclagem ao invés de demolidos.

Invista em novas tecnologias

O controle e gestão dos insumos e das etapas de obra por meio do uso de um software de gestão especializado pode fazer toda a diferença no resultado final do projeto.

Essas tecnologias além de contribuírem para a sustentabilidade na construção civil, diminuindo o uso e necessidade de papel nos escritórios e canteiros de obra por exemplo, também ajudam no controle dos custos das edificações.

Por meio da possibilidade de criar diferentes orçamentos e acompanhar os custos reais da obra, fica mais fácil entregar projetos dentro dos limites financeiros estipulados pelo cliente. Tudo isso por meio de cálculos assertivos de quantidade de material, mão de obra necessária, tempo de construção, acompanhamento da execução, entre outros fatores importantes.

Além disso, é possível contar com softwares com tecnologia em nuvem que podem ser acessados diretamente do canteiro de obras por meio do uso de dispositivos móveis. Isso viabiliza o compartilhamento de informações em tempo real, o que reduz erros e imprevistos no canteiro de obras.  

A sustentabilidade na construção civil como meta

A preocupação em tornar uma obra mais sustentável vai muito além de prevenir prejuízos ao meio ambiente. Adotar medidas de sustentabilidade também pode ajudar na diminuição do custo final do projeto e até no seu tempo de conclusão. 

Conhecer as diferentes práticas e medidas que podem ser tomadas para tornar uma construção mais sustentável tem se mostrado uma exigência no mercado da construção civil, podendo inclusive ser um diferencial competitivo. 

É fato que esse tipo de cuidado não é mais restrito às obras de grande orçamento, estando presente tanto na construção de edifícios e casas, quanto em projetos de centro comerciais e até espaços públicos. 

Cada vez mais as empresas do ramo estão entendendo a importância de se enquadrar em processos que utilizem os recursos naturais de maneira consciente.  

Gostou do nosso conteúdo? Agora é só aplicar essas dicas na sua construção e tornar a obra mais sustentável.

8 visualizações0 comentário
bottom of page