top of page

Os Móveis Para o Quarto Que Não Podem Faltar no Seu Projeto!

Em teoria, quando pensamos no quarto na planta de um imóvel, fica muito claro qual a sua utilidade. Trata-se de um espaço dentro do lar destinado especialmente ao descanso, tanto do corpo quanto da mente.

Esse mesmo cômodo pode ter utilidades diferentes de acordo com a vida de um indivíduo, podendo assumir também o papel de escritório ou sala de estudos, por exemplo.

Não importa se o seu quarto é somente um espaço projetado para você dormir ou se é também um espaço onde você pode apreciar um bom filme. O que importa é que é o ambiente perfeito para que você esteja em sintonia com você mesmo.

Então, está claro que tal local precisa ser bem otimizado. Mas quais são os móveis para o quarto que não podem faltar no seu projeto? Continue lendo para saber a resposta.

Lista de móveis essenciais para o quarto

#1 Cama

Existem pessoas que conseguem dormir em qualquer lugar. Mas o melhor, para um bom descanso, é relaxar o corpo sobre um colchão adequado, que seja denso e tenha o tamanho ideal para o indivíduo que habita o quarto. 

Cada vez mais, as camas comuns estão sendo substituídas pelas modernas camas box – que ocupam menos espaço e podem ter sua cabeceira personalizada. E para os bebês, o berço comum está dando lugar à tendência montessoriana das camas no chão.

Ainda que a cama seja, obviamente, o móvel mais importante do cômodo, ela não necessariamente necessita vir acompanhada de uma cabeceira.

É claro que a cabeceira é uma forma da trazer mais aconchego e estilo aos ambientes, mas com um pouco de criatividade e com a ajuda do profissional certo é possível criar ambientes incríveis sem a necessidade de uma cabeceira.

A mesma pode ser substituída por um painel, pintura na parede e mais. Confira aqui algumas dicas de decoração para te ajudar! 

Em resumo: um quarto não é um quarto sem uma boa cama! Por isso, dedique-se na escolha desse móvel essencial.


móveis-para-o-quarto

(Cortina com tecido marrom e tapete de pelinho de Suíte de Kali Arquitetura e Quarto claro com móvel de madeira de Quarto de casal de Renata Popolo – Viva Decora)

#2 Guarda-roupas e sapateiras

Quando pensamos em quarto a primeira coisa que vem a mente é descanso. No entanto, as pessoas geralmente desejam utilizar este ambiente também como local para guardar alguns de seus pertences pessoais. 

E é por isto que na lista de decoração dos móveis para o quarto deve-se incluir o guarda-roupas e a sapateira.

Além de serem uma forma de organizar o cômodo, os guarda-roupas e sapateiras também são responsáveis por proteger os seus pertences como roupas, bolsas, chapéus, cobertores, toalhas, sapatos e mais.

móveis-para-o-quarto

(Móvel superior em marcenaria e cabeceira comum de Quarto de casal de PAGAMA arquitetura + design – Viva Decora)

Lista de móveis complementares para o quarto

#3 Gaveteiros, cômodas e criados-mudos

Guarda-roupas e sapateiras podem dar conta de muitos itens guardados no quarto. Porém, quando se tem pertences demais, pode ser necessário acrescentar móveis a mais nesta combinação. 

Gaveteiros e cômodas são peças que serviriam bem para guardar roupas menores, tipo pijamas. Já os criados-mudos para esconder documentos e remédios, além de dar apoio a livros e abajures, ao lado da cama.

#4 Escrivaninha e penteadeira

Também pode ser interessante ter algumas bancadas a mais dentro do quarto. Pessoas que se preocupam bastante com os cuidados com o corpo podem achar fundamental ter no recinto uma penteadeira com espelho. 

Tal móvel poderia também apresentar algumas pequenas gavetas para guardar maquiagens, acessórios para o cabelo, joias e mais.

Não que seja o ideal, mas o quarto pode ser, muitas vezes, o único ponto calmo e disponível dentro de casa paras as pessoas estudarem e trabalharem.

Por isto, não é incomum pensar em somar na decoração deste ambiente uma escrivaninha para as crianças. Já para os jovens e adultos uma bancada para o computador, como se fosse uma pequena estação de trabalho.

moveis-para-o-quarto

(Berço de madeira com persiana branca e puff de Quarto de bebê de Flávia Campos Arquitetura – Viva Decora)

móveis-para-o-quarto

(Móvel em marcenaria clara e tapete de pelinho de Quarto de casal de tatiana moreira e Ambiente com mobiliário neutro e porta espelhada de Closet – Viva Decora)

#5 Painel para TV, rack, estantes, prateleira e nichos

Outros móveis para o quarto que podem ganhar destaque são aqueles relacionados a organização de eletrônicos e cabos.

Algumas pessoas gostam de ver filmes antes de dormir. A televisão, nesse caso, pode ficar sobre um rack ou presa a um painel. 

Além disso, pode-se querer ter no local também video games, livros e mais itens para entretenimento; e estes itens, no caso, podem ficar em estantes, prateleiras, nichos e mais.


móveis-para-o-quarto

(Móvel branco com porta espelhada e banco baixo de Quarto de bebê – Viva Decora)

#6 Cadeira, poltronas, pufes e sofá

Para todas as outras atividades desenvolvidas no quarto, que não sejam dormir ou namorar, será preciso móveis diferentes. 

Por exemplo, pufes e poltronas são perfeitas quando o desejo é relaxar o corpo para os momentos de leitura ou apreciação da paisagem. Frente à escrivaninha ou penteadeira uma cadeira. E quando a pessoa receber visitas, um sofá ou divã servirá de assento extra ou cama auxiliar.

Bem, agora você já sabe quais são os móveis para o quarto que não podem faltar no seu projeto! Seja criativo na hora de definir o que vai compor o seu cantinho especial, e use as imagens desse artigo como inspiração!

Esse post foi produzido pela equipe do Viva Decora.

3 visualizações0 comentário
bottom of page