top of page

5 Estratégias Para Otimizar o Espaço de Uma Cozinha Compacta

Quem tem cozinha compacta sabe como é difícil decorar o ambiente para deixá-lo completo, bonito e agradável.

Pode não parecer, mas é mais fácil decorar uma casa com ambientes amplos do que uma casa de ambientes de pouca metragem. É claro que ambos os casos possuem seus desafios. 

Imagina colocar em uma cozinha compacta tudo o que é necessário para uma cozinha funcionar.

Pense na seguinte questão: toda cozinha necessita de, pelo menos, pia, geladeira e fogão. Sem estes equipamentos é impossível armazenar, higienizar e cozinhar alimentos no local – e estas são, justamente, as atividades realizadas neste cômodo da casa. 

E é óbvio que, com tantas tecnologias novas disponíveis e acessíveis no mercado, a tendência é de que as pessoas consumam cada vez mais produtos para o ambiente da cozinha – incluindo eletrodomésticos e utensílios.

cozinha-compacta

3P Studio: Cozinha com cadeiras acrílicas pretas, bancada com cooktop elétrico, móveis planejados, geladeira de inox e luminária moderna – Viva Decora


Percebeu como um caso assim pode ser extremamente desafiante para um planejador de ambientes? A otimização de espaços é um problema que deve ser tratado desde a elaboração do projeto de arquitetura, chegando ao fim somente na etapa de decoração e montagem do ambiente. 

A seguir, confira algumas estratégias de design que você mesmo poderá adotar para explorar mais a área da sua cozinha compacta dentro de casa.

#1 Respeite a distância mínima entre os equipamentos básicos

Independente da sua cozinha ser ampla ou compacta, é indispensável que o seu projeto apresente um layout no qual a pia, geladeira e o fogão formam um “triângulo funcional”. 

Isto quer dizer que as três peças devem estar em planta distantes uma da outra formando um triângulo imaginário. Tal regra visa facilitar a mobilidade das pessoas dentro do ambiente, assim como também preservar a eficiência dos equipamentos.

cozinha-compacta

Ambiente com piso de cimento queimado, móveis em marcenaria preta, bancada em granito com cooktop e banqueta com assento de madeira por Inside Arquitetura e Design e Marcenaria com portas espelhadas e bancada preta de cozinha planejada por Joana Adamy Fernandes – Viva Decora


#2 Adote uma paleta de cores limitada

Esta ideia é utilizada não só na decoração de interiores, mas em outros campos artísticos, como a publicidade. 

Sabe-se que quanto mais informação visual dentro de um ambiente, maiores as chances das pessoas que frequentam o cômodo se sentirem confusas e angustiadas. Este problema torna-se ainda pior em um ambiente apertado, daí a necessidade de contar com uma decoração bem planejada.

Para uma cozinha compacta, o ideal seria manter a maior área de superfície em cor neutra e clara – o que inclui teto, piso, paredes e armários. 

Depois, para alegrar a decoração deste ambiente, podem-se adicionar pequenos toques de cor – talvez uma faixa de azulejos, uma sequência de armários, e alguns adornos. E mesmo estas peças devem se limitar a uma paleta de no máximo duas ou três cores, não mais.

cozinha-compacta

Balcão de madeira e armários brancos de cozinha compacta por ACF Arquitetura e Parede com pastilhas metalizadas e cadeira branca de cozinha compacta por Mauricio Karam


#3 Não exagere na quantidade de armários, menos é mais

É importante tentar aproveitar a área de piso e a verticalidade da cozinha de modo a otimizar o seu espaço. Mas quanto menos armários for possível ter no ambiente, melhor. 

Assim o cômodo ganha a sensação de ser mais amplo e arejado, , evitando aquela sensação de aperto e sufocamento – algo comum de se sentir em imóveis compactos. 

No caso dos armários, o balcão da pia é o item mais básico, e por isso deve ser prioridade.

cozinha-compacta

Decoração branca, cinza e preta de cozinha compacta por Decoradoria Decoração Online e Cozinha com decoração moderna e banquetas neutras de bancada de cozinha por Decora – Viva Decora


#4 Subtraia detalhes desnecessários 

Como dito antes, quanto menos informação visual, melhor. Então, para cozinhas compactas, o mais indicado é a utilização de armários sem muitos recortes, texturas, vazados e outros detalhes. 

Seguir um mesmo padrão estético para todas as peças também é importante. Você pode brincar com alguns detalhes, e combinar diferentes tipos de materiais para não deixar o ambiente tão monótono. 

Mas é importante lembrar: não exagere no número de elementos e cores para manter o ambiente harmônico! 

Uma novidade nos projetos de cozinhas é a ausência dos puxadores. Em certos casos, a abertura dos armários é realizada com a ajuda de um ‘pulsador magnético’ – assim, basta dar um leve toque nas portas para abri-las. 

Outra opção é fazer um recorte na própria marcenaria para encaixar os dedos e fazer o movimento de abertura. Isto facilita a limpeza da cozinha e também reduz a área de planta ocupada pelos armários.

cozinha-compacta

Prateleiras de madeira com led e gabinete cinza por Diamond Stone e Bancada de granito cinza e parede de tijolinho por Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores – Viva Decora


#5 Coloque adornos na medida certa

Na maioria dos ambientes, é a personalização dos ambientes é o que acaba resultando em uma decoração pesada e sufocante. Especialmente no caso de uma cozinha compacta, a nossa dica é fugir dos enfeites. 

A nossa dica aqui é utilizar os próprios equipamentos e utensílios domésticos como ornamentação. Para tanto, invista em prateleiras funcionais, nas quais você pode exibir um jogo de panelas com alguma cor viva. 

Outra dica legal é criar um local especial para usar e abusar de vasos com chás e temperos vivos! 

Gostou das dicas? Então, aplique agora mesmo!

Essas estratégias de design para otimização do espaço da cozinha compacta foram criadas pela equipe Viva Decora.

4 visualizações0 comentário
bottom of page