top of page

7 Dicas De Objetos De Decoração Diferentes Para Deixar a Casa Linda

Às vezes, desconhecemos o potencial que alguns objetos de decoração podem ter sobre um ambiente. Mas qualquer detalhe, quando bem pensado e planejado, pode impactar seriamente o olhar e transformar a percepção que temos de uma casa. 

Os objetos de decoração servem não apenas como acessórios funcionais; eles também podem ser peças-chaves para alegrar cenários, enfatizar estilo de composições, criar movimento visual, tirar o foco, e comunicar.

Justamente por isso é que devemos ter muita atenção quanto à escolha dos objetos decorativos que iremos utilizar para personalizar os cômodos de uma residência. Afinal, como fazem parte da composição do ambiente, precisam seguir a linguagem visual proposta e contribuir positivamente para o resultado final planejado. 

A seguir você confere alguns objetos de decoração que podem ajudar a criar composições incríveis na hora de idealizar um ambiente. Boa leitura! 

#1 Vasos decorativos

Os vasos não servem apenas para colocar plantas. Alguns modelos – de cerâmica esmaltada, vidro, metal e madeira – são fabricados em um design próprio para serem, sozinhos, as estrelas de cantinhos especiais das decorações de casas. 

O tipo de vaso que será utilizado vai depender do estilo do ambiente. Por exemplo, se o ambiente segue uma proposta mais minimalista e moderna, o ideal é escolher vasos decorativos mais simples, modernos, e de cores e materiais mais simples e sóbrios.  

Os vasos decorativos podem ser colocados sobre mesinhas de centro, mesas laterais e mesas de jantar. Em espaços menores, uma boa pedida é posicioná-los sobre as prateleiras ou buffets e aparadores.

O local ideal depende muito do estilo, tamanho e formato do vaso. Tome cuidado para não exagerar no tamanho do vaso, especialmente quando o ambiente for compacto – isso pode dar a sensação de bagunça. 

Uma boa dica na hora de utilizar esses objetos de decoração é sempre criar composições com dois ou mais elementos, contrastando entre as cores e as alturas de cada um deles. 

#2 Luminárias

Os sistemas de iluminação também servem como objetos de decoração de interiores! Em alguns casos, o design dos aparelhos são considerados uma obra de arte por si só, por isso vale apostar nas luminárias quando o assunto é decoração. 

Dentre os diversos tipos, devemos destacar as luminárias de bancada (abajures) e as luminárias de parede (arandelas) – sendo esta última instalada a uma altura entre 1, 50 e 1,80 m do chão. Essas peças podem, inclusive, vir acompanhadas de vasos na decoração, conforme citamos anteriormente.

No entanto, vale lembrar que, na hora de escolher a luminária certa para o ambiente devemos levar em consideração não só as suas linhas, cores e acabamentos, mas também o sentido dos fachos de luz que serão emitidos pelas lâmpadas.

Outro ponto importante é considerar o tipo de lâmpada que será utilizado, sempre considerando qual a finalidade de uso de cada ambiente. Por exemplo, no quarto e em ambientes de descanso, o ideal é utilizar luzes mais quentes. 

objetos-de-decoração

Mesa de apoio redonda com abajur dourado e cúpula de Objetos de Decoração de Roberto Migotto – Viva Decora


#3 Arranjos e castiçais

Junto dos vasos e das luminárias de mesa, podemos inserir na decoração muitos outros itens pequenos de ornamentação. Sua função será exclusivamente estética, ajudando a preencher diferentes superfícies de móveis e dando aos cenários toques de cor e sofisticação. 

Nessa linha, devemos citar as gaiolas, castiçais de velas, difusores aromáticos, estatuetas e ainda os lindos arranjos de flores.

Algumas folhagens indicadas para se cultivar dentro de casa como decoração em vaso são: Samambaia, Palmeira Leque, Palmeira Areca, Árvore da Felicidade, Espada de São Jorge, Cróton, Zamioculca, Clorofito, Calatheas, Aglaonemas.

Você ainda pode optar por utilizar flores naturais nos arranjos dentro de caso, como as Bromélias, Gerânios, Begônia, Antúrio, Lírio da Paz, Orquídea, Gérbera, Violeta e  Rosa de Pedras. 

objetos-de-decoração

Vaso Decorativo de Diversos de Très Arquitetura – Viva Decora


#4 Livros, quadros e retratos

Encher a casa de boas lembranças traz boas energias para a decoração dos seus ambientes. Sendo assim, são objetos de decoração bastante válidos também as molduras e porta-retratos com fotos de momentos especiais. Usar imagens em preto e branco, por exemplo, são uma ótima forma de remeter ao estilo minimalista de composição.

Também devemos lembrar das guirlandas, espelhos, pedaços de grade e molduras com diplomas, sendo peças muito boas para decoração de paredes, especialmente por trazerem um toque mais pessoal para o ambiente. 

Os livros também entram na categoria de objetos de decoração! Aqui nos referimos aqueles livros grandes e de capa dura que são utilizados em mesas de centro, mas também àqueles que compramos para leitura. 

Algumas obras são realmente significativas para nós – como os clássicos da literatura nacional e livros técnicos – ao ponto até de adquirirmos um exemplar especial, com capas mais elaboradas. 

Essas obras podem (e devem!) servir de objeto de decoração, ocupando um lugar de destaque na composição dos ambientes. Em ambientes como escritório e sala de estudos, podem até servir de fonte de inspiração para trabalhos! 

#5 Potes e latas

Utilizar os potes e latas como objetos de decoração é uma ótima forma de trazer maior personalidade para os ambientes. Eles são uma opção fora do óbvio de porta-trecos, suportes para colheres, pote de biscoitos, e etc. 

Ainda é possível encontrar opções mais ousadas, como por exemplo puffs em diferentes cores e formatos, que são feitos a partir de peças adaptadas ou até da reciclagem de materiais. 

objetos-de-decoração

#6 Louças e jogo americano

Quando o assunto é a decoração de cozinha e salas de jantar, existem outros elementos que podem entrar também como objetos de decoração para enriquecer a decoração desses ambientes. Portanto, entram nessa lista as toalhas de mesa, jogo americano e sousplats; o aparelho de jantar; os centros de mesa; e até mesmo as capas das cadeiras da mesa de jantar.

Essas peças são uma ótima pedida, pois além de serem funcionais, podem ser trocadas a cada novo evento comemorativo celebrado na casa. 

#7 Artigos têxteis

Para finalizar, seguimos para a sala de estar e os quartos. Nesses ambientes, existem algumas peças de diferentes tamanhos que podem combinar entre si e que também podem ser utilizadas como elementos de personalização dos cenários. Estamos falando dos artigos têxteis – colchas, cortinas, tapetes e toalhas, mantas e almofadas. 

Mais uma vez, são artigos fáceis de trocar de acordo com a ocasião, estação do ano, momento de vida dos moradores, e proposta de atualização da decoração da casa. Estão bastante em alta no momento aquelas peças feitas de forma artesanal – como tricô, crochê, renda e patchwork.

Estas são apenas algumas sugestões, use todo seu bom gosto e criatividade para escolher os objetos de decoração ideias para deixar sua casa linda e charmosa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

30 visualizações0 comentário
bottom of page