top of page

7 Truques De Decoração Para Ampliar Os Ambientes Da Casa

Hoje em dia, com os apartamentos studios cada vez mais em alta, a necessidade de ampliar os ambientes é cada vez maior. Já assistiu na televisão aqueles programas em que as pessoas competem para decorar ambientes, como uma cozinha pequena?

Alguns propõem que os diferentes candidatos trabalhem com ambientes de características semelhantes, como a quantidade de metros quadrados.  

Mas por que será que o resultado final é tão diferente? Por que alguns cômodos parecem tão maiores do que outros?

Bem, a resposta para essa pergunta é simples: o que muda o resultado final de um ambiente são os objetos escolhidos por cada um dos candidatos, e claro, a forma como foi conciliado funcionalidade, objetivo e estilo – tudo pensado de acordo com as necessidades de um cliente ou estilo de decoração. 

Nesse sentido, os efeitos visuais diferem de acordo com o arranjo feito. Os ambientes possuem as mesmas características arquitetônicas no início, e só mudaram por conta da decoração. 

Nesse texto você vai conhecer os melhores truques para ampliar os ambientes de forma prática e dinâmica. Vamos entender, através de exemplos de projetos, como os cômodos podem parecer maiores apenas pela sua personalização. Boa leitura!

#1 Cores claras

Como já dissemos no tópico anterior, fazer um ambiente parecer maior ou menor pode ser apenas uma questão de estratégia de decoração.

Ao manipular os elementos, podemos conseguir criar efeitos de ótica diferentes. E uma boa forma de ampliar os ambientes da casa é por meio do uso de cores claras! Por exemplo: um cômodo pequeno pode parecer muito maior e aconchegante se as paredes forem pintadas na cor cinza algodão, e os objetos decorativos forem claros e minimalistas. 

Para te ajudar nessa tarefa, é importante conhecer mais sobre as cores na arquitetura e como cada uma delas influencia no ambiente. 

Outra boa dica para suavizar a decoração é utilizar peças em vidro transparente. Isso por que, ao passar os olhos por esses objetos, o observador terá a impressão de que o espaço é maior do que realmente é, dando a sensação de amplitude. 

#2 Boa iluminação

A boa iluminação também é uma grande aliada na hora de ampliar os ambientes, fazendo um ambiente compacto parecer maior. Isso inclui não somente a distribuição da luz natural como da luz artificial também.

É por isso que contar com um projeto de iluminação é fundamental, e deve ser previsto já na etapa do projeto de arquitetura e decoração de um ambiente. 

Especialmente quando pensamos em ambientes como cozinhas por exemplo, é preciso contar com uma iluminação bastante forte, com pontos focais que ajudem a iluminar principalmente a área de trabalho onde serão preparados os alimentos. 

Já  sob os armários aéreos ou dentro de nichos, lâmpadas embutidas podem dar mais sensação de profundidade e fazer um ambiente parecer maior.


Luminárias embutidas e tapete com tecido bege de Banheiro simples de Duo Traço e Guarda roupa com portas de vidro e piso de madeira de Closet de Lili Giudice – Viva Decora

#3 Espelhos

Os espelhos são outro elemento de decoração bastante poderoso para criar efeitos visuais que façam os ambientes parecerem mais amplos.

As chapas do material podem dar a falsa ilusão de continuidade em um local onde não existe mais nada. É claro que esse nem sempre teremos faixas inteiras de espelhos aplicados às paredes de uma decoração.

Ainda seguindo o exemplo da cozinha, é possível considerar o espelhamento provocado pelo acabamento de eletrodomésticos como fogões, micro-ondas e forno elétrico. 

Luminária metálica preta e cadeira de veludo cinza de Sala de Jantar de Zark Studio Lab – Serviços Ltda. EPP – Viva Decora


#4 Minimalismo

As características das peças utilizadas para completar a decoração de uma casa também podem fazer os ambientes parecerem maiores ou menores. 

Quanto mais ornamentos ou reentrâncias tiver na marcenaria, mais sombras terá no ambiente. O mesmo acontece em um conjunto muito carregado de elementos. Esse é o tipo de composição que causa a sensação de “apertamento”, ou seja, que faz o ambiente parecer menor do que realmente é. 

Prateleiras, quadros coloridos e iluminação de Corredores de Condecorar Arquitetura e Interiores – Viva Decora


#5 Móveis planejados 

Enquanto existem alguns elementos que passam despercebidos, existem também aqueles que podem facilmente contribuir para ampliar os ambientes. Um bom exemplo são os móveis planejados!

Eles são grandes aliados da decoração de ambientes, pois as suas multifunções – de expansão, de encolhimento, de ocultar – trazem a sensação de que os ambientes da casa são maiores. 

#6 Unidade visual

Você certamente já ouviu aquela máxima “menos é mais”. Na decoração de interiores, ela também é verdade! 

Manter a unidade visual é fundamental para conseguir um resultado agradável e funcional. Uma boa dica é utilizar armários e objetos de marcenaria sempre com design semelhante e acabamento similar. O mesmo vale para a hora de escolher os eletroeletrônicos: se puder, opte sempre pelos eletrodomésticos de mesma linha e marca. 

Isso é o que ajuda a evitar as chamadas quebras visuais contribuindo para que os ambientes pareçam maiores e mais amplos. 

Sala de TV Espelhada e Parede Revestida de Madeira de Sala de Estar de GF Projetos – Viva Decora


#7 Integração espacial

E por falar em continuidade visual, a solução apresentada para muitas arquiteturas de casas compactas é a de integração de ambientes, como sala e cozinha. 

Além de serem uma ótima forma de aproveitar a metragem do local, são também uma das melhores formas de trazer a tal sensação de amplitude para os ambientes. 

Mas é preciso atenção: na hora de integrar os espaços, dê continuidade às linhas e materiais do projeto. Por exemplo: em um ambiente integrado como sala e cozinha, pode-se utilizar o mesmo revestimento de piso nas duas áreas. 

Outra boa dica é fazer o forro dos dois ambientes no mesmo nível, bem como utilizar móveis que tenham semelhanças estéticas nos dois cômodos, dando a sensação de conjunto. 

Para que ambientes assim pareçam maiores, é importante tentar enfatizar tal integração. 

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais! 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

4 visualizações0 comentário
bottom of page