top of page

As 5 tendências de Arquitetura para 2019! Confira

Com a virada do ano chegam também novos projetos, objetivos e planos. E você, profissional da arquitetura, sabe mais do que ninguém a necessidade de se reinventar a cada ano! Buscar referências, materiais e novidades do setor é fundamental para alimentar a criatividade e manter-se sempre relevante no mercado.

No post de hoje falaremos sobre as 5 tendências de arquitetura para 2019 que prometem fazer barulho ao longo do ano!

1. Fluídez

A arquitetura tem caminhado cada vez mais em direção a um movimento mais consciente, sustentável e inclusivo. O orgânico juntou-se a esse movimento, o que trouxe como tendência formas mais fluidas e carentes de cantos e arestas, seguindo o formato natural das coisas. Afinal, nada na natureza é quadrado certo?

É claro que não é possível aplicar essa tendência em todos os aspectos da construção, mas é possível criar um aspecto mais harmonioso quando contrastando as fortes linhas contemporâneas com movimentos curvilíneos. Você pode conseguir esse efeito por meio do uso de móveis redondos, decoração com elementos curvos, e até uma piscina em formato oval.

2. Natureza e Construção

A próxima tendência é uma das nossas preferidas, e parece não sair de moda: componentes naturais! O uso de elementos naturais em materiais como madeira, pedra, e o uso  de elementos vegetais estão cada vez mais em alta. Para aqueles que possuem um orçamento limitado, o uso de cores vivas que remetem ao meio ambiente também são uma forma de alcançar o resultado desejado. 

Outra forma interessante de conseguir esse efeito é por meio do uso de paredes vivas em ambientes internos, ou até mesmo por meio da implementação de móveis rústicos  em contraste com outros de estilo minimalista na decoração. 

O uso de revestimentos que remetem a elementos naturais (como madeira, concreto e pedra) também é algo que marcou presença nas feiras de arquitetura, e uma ótima forma de conseguir o efeito desejado. Além de serem uma opção mais barata, hoje em dia as opções são tantas, que poderiam até ser considerados como uma outra tendência!

3. Cores

É hora das cores vibrantes!

Vindo como uma variação da grande febre da decoração em 2018 que foi o rosa claro, o roxo ganha espaço. Por ser uma coloração muito forte e vibrante, a dica aqui é deixar para investir em itens de decoração menores ou em áreas não tão grandes (quando for o caso de paredes). Isso evita que o ambiente fique carregado, mas garante um toque de cor.

Ainda falando sobre cores, outra tendência muito vista é o uso de cores de tons provenientes da natureza, como verdes, azuis, terrosos e tons pastéis – sempre remetendo às duas outras tendências do ano!

4. Sustentabilidade

Aproveitar produtos já existentes é uma outra forma de conseguir resultados incríveis! O uso de containers e outros materiais reciclados (como telhas e esquadrias) têm sido cada vez mais frequentes, dando vida a projetos que são, além de lindos, sustentáveis.

Hoje o debate acerca do uso de materiais como painéis de energia solar, telhado jardim, tintas livres de químicos agressivos, é cada vez mais intenso e os benefícios do uso dessas tecnologias é cada vez mais evidente.

Afinal, construir de forma sustentável nunca sai de moda!

5. Estruturas a vista

Outra tendência, que além de tudo é prática, é o uso de estruturas aparentes nas fachadas. A ideia aqui é deixar aparentes estruturas de concreto, vigas, ou até estruturas de iluminação e tubulação, sem esconder tudo o que foi feito em obra com reboco e tinta. O resultado final é incrível mas é preciso atenção e cuidado na hora de implementar esse estilo. Afinal, ninguém quer uma casa com cara de que ainda está em obras!

Gostou do post? O que achou de saber sobre essas tendências da arquitetura? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e espalhe as tendências de arquitetura deste ano.

4 visualizações0 comentário
bottom of page