top of page

CASACOR 2019: Saiba tudo sobre o tema desse ano

Se você é um arquiteto, paisagista ou designer de interiores, então certamente já ouviu falar na CASACOR, a maior e mais completa mostra dos segmentos, que ocorre em 23 locais das Américas.

Desde 1986, a CASACOR tornou-se referência nacional em decor e design, sendo responsável por revelar os grandes nomes atuais do mercado, como João Armentano, Roberto Migotto, Sig Bergamin, e muitos outros.

Nesse artigo você confere tudo sobre a 33a edição do evento em São Paulo, que acontece no Jockey Club!

CASACOR 2019: SOBRE O TEMA

Sustentabilidade, tecnologia e afeto são os três pilares da CASACOR de São Paulo esse ano, que tem como tema “Planeta Casa”. Mas o que isso quer dizer?

Certamente você já ouviu alguma vez na vida a máxima de que a mudança vem de dentro para fora. Que quando desejamos mudar algo, devemos começar por nossas próprias ações. É exatamente nessa linha que a CASACOR lança o seu novo tema para o ano de 2019.

A ideia foi criada na tendência do lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade na qual vivemos. Nesse sentido, a afetividade, tecnologia e sustentabilidade representa um lar perfeito para viver e expressar o amor pela vida, ao mesmo tempo em que respeitamos o meio ambiente.

As duas tendências mais fortes vistas nos ambientes da CASACOR 2019 foram o uso de elementos naturais em espaços internos, bem como o foco em sustentabilidade, com soluções engenhosas e esperançosas para um futuro mais sustentável.

Agora que você já sabe tudo sobre o tema, separamos alguns dos espaços que estão a mostra! Aproveite!

1. ESTUDIO TRIGO, Renato Mendonça

CASACOR 2019

Viver de forma sustentável e rodeado pela natureza nos grandes centros urbanos, sem abrir mão do luxo. Essa era a intenção do arquiteto Renato Mendonça nesse  espaço de 48 m2 projetado para ser a casa de um jovem chef de cozinha, que valoriza alimentos saudáveis e orgânicos, o contato com a natureza e as experiências sensoriais. O toque final fica para o piso de lajota, pensado para remeter terra batida. 

2. CASA OAK | 02, Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr.

Nesse ambiente a ideia era transmitir tranquilidade. Para isso, o arquiteto Moacir Schmidt utilizou-se de madeira carvalho em tons suaves que recobrem a parede e o teto, bem como elementos mais acolhedores como tecidos claros e acabamentos em fibras naturais. Impossível não querer se mudar logo de cara!

3. CASA DAS SIBIPIRUNAS, Otto Felix

CASACOR 2019

O que dá o charme especial nesse ambiente são as duas árvores, responsáveis por determinar o tipo de construção desse projeto feito pelo arquiteto Otto Félix. A ideia aqui era fazer um grande pergolado com cobertura de vidro apoiado sobre quatro pilares de aço. A mistura dos elementos naturais em ambientes internos cria uma atmosfera mais acolhedora, remetendo a uma fazenda. Adoramos a ideia!

4. JARDIM DOS SENTIDOS, Bia Abreu

Mais um ambiente que apostou no diálogo entre a natureza e a construção. Nesse projeto da arquiteta Bia Abreu, o destaque fica por conta dos vasos e pedras soltos, tons de cinza e neutros, e para completar, o revestimento em granilite.

5. CASA GRÃO POR STARBUCKS AT HOME, Trés Arquitetura

CASACOR 2019

Nesse projeto minimalista e contemporâneo, as arquitetas do Tré Arquitetura optaram por dar destaque ao uso de vidros para o fechamento e ao jardim vertical. Mais uma vez, os elementos naturais em espaços internos roubaram a cena! Outra forte tendência da arquitetura em 2019 é o uso de cores vibrantes na decoração – como no caso da parede em tom de verde, que remete à marca Starbucks.

6. CASA BERILO LEROY MERLIN, Studio Ro+ca

Esse projeto chama bastante atenção por conta da sua proposta inicial: mostrar que é possível construir uma casa em qualquer lugar, desde que a estrutura do local seja respeitada. Além disso, destacando a preocupação com a sustentabilidade,  o projeto conta com o uso de madeira ecológica, tinta à base de água e iluminação de LED. Adoramos!

7. CASA MOYSÉS, Triart Arquitetura

CASACOR 2019

Nesse projeto que busca um visual natural com ares urbanos, os arquitetos x e y optaram por uma paleta composta de preto, branco e metálico. O destaque aqui fica por conta da biriba, uma madeira retorcida: suas linhas orgânicas se conectam com o desenho de outras peças, criando um visual incrível! E você, o que achou?

8. CABANA URBANA, Marcio Michaluá

CASACOR 2019

Como o próprio nome já diz, esse projeto foi desenvolvido para ser um refúgio urbano cercado de verde. A ideia então era preencher os lugares, que antes eram ocupados por  mobiliários, de elementos naturais. A sustentabilidade é o foco desse projeto, que reune referencias do universo da moda, do design, da arquitetura e da arte.

É importante lembrar que, frequentar feiras e eventos de arquitetura são uma forma incrível de manter-se atualizado sobre as tendências e novidades do setor, e também uma ótima oportunidade para o networking que profissionais do mesmo segmento.

Se você ainda não teve a oportunidade de comparecer a CASACOR, o evento acontece até o dia 4 de Agosto de 2019.

3 visualizações0 comentário
bottom of page