top of page

Decoração: Conheça As Opções De Cubas Para O Lavabo e Banheiro

Em uma casa, existem sempre aqueles cômodos aos quais não podemos acrescentar mais funções além daquelas que já receberam no projeto de arquitetura inicial – como é o caso das cozinhas, e também dos lavabos e banheiros. 

No caso dos banheiros, aproveita-se a área com equipamentos e acessórios que ajudam os usuários, principalmente, na sua higiene pessoal. E certamente nesta lista não podem faltar as cubas de banheiro e lavabo.

As cubas são aquelas peças substitutas dos antigos lavatórios – pias sobre colunas. Quase sempre são feitas de louça, têm como complemento às torneiras ou misturadores de água e possuem uma saída de esgoto na parte inferior. 

Porém, as diferenças não param por aí! Hoje, por conta do grande número de opções no mercado, as cubas também se distinguem umas das outras por conta de suas características de design, podendo inclusive se tornar o objeto de destaque do ambiente.

No artigo de hoje você confere as nossas dicas de como escolher cubas para o lavabo e banheiro! 

cubas-para-o-lavabo-e-banheiro

Revestimento em tons de verde e parede espelhada de Lavabo de Fernanda Peçanha e Bancada com cuba esculpida e parede com espelho de Lavabo de Bianca Bisinotto – Viva Decora


Cubas de parede, de bancada e de piso

É comum em alguns projetos de arquitetura e design encontrar banheiros e lavabos mais compactos, onde sobra pouca área de planta para a colocação de pia. Nesses casos, é necessário encontrar soluções mais criativas! 

É o caso, por exemplo, das cubas isoladas, de pouca profundidade ou mesmo de canto, com quatro entradas para parafusos que servem para a sua fixação direto na parede. Esse tipo de cuba deixa o sifão à mostra (aquele cano de saída de água na parte de baixo da cuba). 

Existem também aqueles modelos mais antigos de lavatórios, que ainda é possível encontrar à venda hoje em dia. Sua estrutura é diferente, apresentando a pia sobre uma coluna tubular que era utilizada para esconder o sifão. 

Já quando o assunto são as cubas para o lavabo e banheiro de estilo moderno, as cubas de piso são as mais comuns: elas se assemelham à estrutura das cubas mais antigas, no entanto apresentam um design mais escultural – que pode fazer toda a diferença no ambiente!

É verdade que, em nenhum dos modelos de cuba citados anteriormente, é necessário qualquer estrutura extra de apoio. No entanto, quando falamos de cubas de piso ou de parede, normalmente o que acontece é que a área de piso sob elas acaba ficando sem utilidade – algo que pode ser evitado com as cubas de bancada. 

As cubas de bancada costumam ser colocadas em gabinetes de madeira ou metal que podem também servir de armário para armazenar produtos de limpeza do banheiro ou de higiene pessoal. 

cubas-para-o-lavabo-e-banheiro

Bancada de granito branco com cuba de semi encaixe de Banheiro simples de Fernando Piva e Cuba de chão e quadros espelhados de Lavabo de Tria Arquitetura – Viva Decora


Cubas de embutir e de sobrepor

Agora vamos falar sobre as diferentes cubas de bancadas. Podemos dividi-las em dois modelos: cubas de embutir e cubas de sobrepor.

As cubas para o lavabo e banheiro do modelo de embutir também já são velhas conhecidas das pessoas; não é nenhuma novidade do mercado. Tratam-se daquelas peças pensadas para serem colocadas dentro de gabinetes e sob bancadas de pedra ou até de madeira – se esta for muito bem tratada e impermeabilizada. 

Geralmente o seu formato é redondo ou oval. Nesse sentido, a bancada acima costuma ter um recorte no mesmo formato, porém com uma dimensão um pouco menor.

As cubas de embutir têm uma instalação um pouco mais complexa, necessitando de resinas especiais e silicone de vedação entre esta peça e a bancada. 

Diferente disso, temos a segunda opção, as cubas de sobrepor. Como o próprio nome já diz, elas são colocadas sobre as bancadas – podendo apresentar os mais variados formatos, como quadrado, retangular, de concha e mais –, vazando menos água para fora.

Ainda seguindo essa mesma linha, existem as cubas de semi encaixe, que também são classificadas como cuba de sobrepor. Porém, o mesmo causa uma situação especial. 

Esse tipo de cuba de lavabo e banheiro confere uma situação atípica, porque podem ser também parcialmente encaixadas na bancada, assim como a cuba de embutir. 

Além disso, parte da cuba fica para fora da bancada, o que permite que a própria bancada e o gabinete abaixo tenham menos profundidade.

cubas-para-o-lavabo-e-banheiro

Lavabo com Cuba de Sobrepor Oval de Lavabo de Casacor MG 17 e Pintura de cimento queimado e tapete de pelinho de Lavabo de Jannini Sagarra Arquitetura – Viva Decora


Cubas em materiais alternativos e esculpidas

As cubas para lavabo e banheiro do ‘tipo embutir’ são geralmente feitas de louças esmaltadas, assim como acontece com os lavatórios. Já os modelos mais modernos de cuba de piso podem ser encontrados em diversos materiais – alguns até bem inusitados, como tambores metálicos. 

Mas as peças que realmente mais surpreendem quanto à variação de design são mesmo as cubas de sobrepor. Este último tipo de cuba, como já citamos, pode ser encontrado à venda nas lojas nos formatos mais diferentes, e também em diversos tipos de materiais que fogem do convencional. 

cubas-para-o-lavabo-e-banheiro

Bancada de madeira com cuba esculpida e piso frio de Lavabo de Ana Paula Barros – Viva Decora


Além das clássicas peças em louças é possível encontrá-las em resina plástica, vidro, papel machê, pedaços de madeira ou placas de ferro batido, e mais. As opções são muitas! 

Alguns modelos de cubas para o lavabo e banheiro são tão surpreendentes que até nos fazem desconstruir completamente a imagem de pia de banheiro que temos em mente. Um exemplo maravilhoso são as cubas de pedra esculpida. 

Esta é uma grande tendência em arquitetura de interiores contemporânea. Porém, só pode ser encomendada a profissionais especialistas, sendo feita sob medida.

O maior charme de alguns modelos de cubas esculpidas é o de deixar o ralo de saída de água oculto. Claro que, em termos de critérios de limpeza, esta situação pode não parecer muito favorável. 

Contudo, para lavabos, isto não ganha tanta importância, já que a utilização da peça será menos frequente. E também, em contrapartida, um ponto positivo para estas cubas é o fato de deixar os cenários mais clean e esteticamente valorizados.

Se você chegou até aqui, então já conhece todos os principais modelos de cubas para o lavabo e banheiro. Na hora de escolher a peça certa para a sua casa, pense no ambiente que está trabalhando como um todo, e no estilo desejado. 

Se possível, escolha uma cuba que possa fazer conjunto com a bacia sanitária que será instalada no mesmo cômodo. Assim a decoração local parecerá mais harmônica.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

25 visualizações0 comentário
bottom of page