top of page

Decoração de Chalés: Inspire-se Com Este Modelo De Arquitetura Residencial Europeia

Imagine poder sair de férias para algum lugar bem remoto no campo e se hospedar em uma linda cabana ou chalé.

Esse tipo de acomodação, inspirado no modelo de arquitetura residencial europeia, é o refúgio perfeito para quando bate aquele desejo ou necessidade de uma folga nas atividades do dia a dia. Consegue imaginar como é a decoração de chalés? É o que você confere no texto de hoje! 

Características gerais da arquitetura de chalés

Os chalés são um modelo de arquitetura que é histórico! Suas estruturas são inspiradas nas casas rurais antigas das regiões alpinas da Europa Central, por isso a decoração de chalés costuma seguir um estilo bem rústico. 

Suas construções costumavam ser feitas de madeira sobre base de pedra, com telhados bem largos e de bordas inclinadas, varandas decoradas e estruturas de sustentação – como vigas e pilares expostas, quase sempre sem pintura.

Poltronas de couro marrom e tapete azul estampado de Chalé de Revista Viva Decora 2 – Viva Decora


Outra característica destas edificações que chama muito a atenção é o layout padrão, sempre simples. Janelas menores, em pontos estratégicos, abrem a visão de quem está nos interiores para a linda paisagem das montanhas no exterior. 

Geralmente as paredes são altas e há um mezanino com áreas de quarto reservadas no andar superior, e também uma extensão de varanda na parte inferior.

“As casas modernas no estilo de um chalé são, por via de regra, quartos combinados que combinam elementos tradicionais e algumas ideias inovadoras.”, “Mesmo que você esteja construindo uma casa do zero, é melhor se parecer uma casa com uma história.” – citação em reportagem de DecorexPro.

Detalhes de design que melhoram o conforto dos chalés

Os chalés nas montanhas que descrevemos neste artigo, já serviram como fonte de inspiração para obras modernas de arquitetura e de design de interiores.

Quando o assunto é decoração de chalés, você precisa saber que os ambientes destas construções, inspirados na natureza, apresentam detalhes que são projetados especialmente pensando em conforto, tranquilidade e descanso. Por lógica, a madeira natural é, então, um material bastante explorado em suas decorações.

Ainda pensando nesses elementos, é comum encontrar nos interiores de chalés tradicionais detalhes em tijolinho à vista – principalmente de acabamento mais rústico – e também em pedra natural.

Para compor o estilo rústico da decoração de chalés, as paredes em gesso ou alvenaria rebocadas costumam ser pintadas de branco, cinza, bege ou em tons terrosos suaves – como o castanho, chocolate, café ou terracota pálido.

Chalé com piso de madeira, tapete de pelinho, mesa de madeira, cadeira de fibra sintética, janela de vidro e iluminação e Sofá com tecido cinza e mesa de centro redonda – Viva Decora


Quando pensamos nas salas decoradas dos chalés, o foco deixa de ser a tecnologia (como acontece nos ambientes modernos). Sendo assim, as grandes televisões abrem espaço para elementos mais majestosos e vistosos, como é o caso das lareiras, dos lustres e das arandelas, que fornecem bastante luz aos ambientes. 

Outro ponto importante a ser lembrado é que a quantidade de mobília na decoração de chalés é bem reduzida: somente o básico necessário para uma vida confortável. Isso geralmente inclui cadeiras, mesas, poltronas e camas – tudo em tons pastel ou marrom, reforçando a ideia de leveza e simplicidade da decoração. 

“Para criar a atmosfera certa, todos os detalhes decorativos são selecionados.”, “Tente escolher coisas simples, feitas de materiais naturais.” – citação em reportagem de DecorexPro.

Chalé de madeira com decoração rústica – Viva Decora


Estilo de mobiliário e enfeites para decoração de chalés

Se você deseja utilizar a decoração de chalés ou recriar a decoração de chalés europeus na sua casa, a dica principal é focar ao máximo em formas de trazer “conforto e aconchego”. Combinado? 

Comece pela escolha dos móveis que serão utilizados na decoração. Essas peças precisam ter charme ao mesmo tempo em que apresentam design simples – similar àquelas que podem ser encontradas em lojas de antiguidades. 

A exemplo disso, podemos citar os sofás de couro desgastados, cadeiras estilo vintage com braço de tecido, mesas de vime e cadeiras de balanço. A ideia é fugir daquelas peças com design moderno, como é o caso das mesas de vidro e metal. 

Prateleira de madeira, teto e parede com rasgo de Casa de Madeira e Sofá de couro marrom e tapete com tecido branco de Chalé – Viva Decora


Os ornamentos também dão um toque muito especial a estas decorações. Por isso, não esqueça que, em ambientes como os chalés, a atmosfera a ser alcançada deve ser aquela que remete à rusticidade.  

Uma boa dica é contar com itens de artesanato, que além de tudo são cheios de significado, conferindo um ar ainda maior de simplicidade aos cenários criados. Entra nesta lista as esteiras, colchas e cortinas em tecidos naturais, cobertores de lã e colchas de retalhos. 

Se quiser personalizar ainda mais a decoração de chalés, use e abuse de itens como velas perfumadas, mantas com estampas floridas, arranjos com galhos e folhas secas, vasos de cerâmica, louças pintadas, almofadas bordadas, castiçais de madeira, vasos de barro e cestas de vime.

Gostou destas dicas? Então compartilhe este artigo com alguém que também precisa ver isso! 

304 visualizações0 comentário
bottom of page