top of page

Decoração e Organização De Lavanderia: Tudo o Que Você Precisa Saber

Qual o papel da lavanderia para arquitetura residencial? Trata-se de um cômodo secundário, onde são executados serviços como lavar e passar e, para muitos, trata-se também de uma espécie de depósito para objetos que não queremos expostos pela casa – o que não significa que a sua lavanderia precisa ser uma completa bagunça.

Por isso, no texto de hoje você confere as melhores ideias de decoração e organização de lavanderia. Vamos contar como você pode transformar a sua lavanderia em um ambiente bonito, funcional e bem organizado, seguindo o padrão de estética estabelecido para o restante do imóvel. Ficou curioso? Então é só seguir a leitura!

Melhores opções de layout para lavanderia

O layout de uma lavanderia é o resultado de dois fatores diferentes: área disponível e saídas para sistemas, e ele é aspecto fundamental para a decoração e organização de lavanderia.

A pia certamente deve ser o equipamento mais importante deste ambiente, podendo ser posicionada frente ao shaft – trecho de parede – por onde passam, verticalmente, os canos de água e esgoto que abastecem o local.  E, não muito distante disso, a máquina de lavar roupas – que também precisará ser alimentada por energia elétrica.

Lembre-se que a sua lavanderia é o local onde será feita a higienização dos seus pertences, como roupas e sapatos, por isso é interessante contar com uma ampla bancada, que pode inclusive acompanhar as bancadas da cozinha (sobretudo se estes forem cômodos integrados). 

Outra boa dica de decoração e organização de lavanderia é posicionar os equipamentos principais da luz da janela, bem como explorar a verticalidade do cômodo, incluindo até mesmo o teto – como é o caso dos varais suspensos! Essa é a melhor forma de aproveitar o espaço.

Caso tenha interesse, pode conferir essas dicas de como aplicar os princípios do feng shui hoje mesmo nos ambientes da sua casa! 

Sobre a área de piso, devem ficar a máquina de lavar, o tanque e alguns armários – aproveitando a zona de topo como bancada. 

Já a parte superior das paredes pode ser preenchida com armários, prateleiras e nichos abertos ou ter somente alguma ornamentação, como um painel cheio de plantas. Este também é o melhor ponto para instalação de aquecimento de água. 

decoração-e-organização-de-lavanderia

Quadros decorativos e prateleira de madeira crua de Lavanderia de Mundo Celite – Viva Decora


Dicas de armário multiuso para lavanderia

A decoração e organização de lavanderia costumam ser algo simples. A maior parte da sua ornamentação vem dos revestimentos de paredes, com faixas decorativas. É que este ambiente precisa, de fato, ser bastante funcional. 

Então, vale dizer que não combina com a proposta do ambiente utilizar objetos cujo o único propósito seja enfeitar. Contudo, não quer dizer que tudo ficará sem graça. Basta explorar outras possibilidades, como o revestimentos de armários, potinhos descolados para armazenar produtos, cores na marcenaria e mais. 

Agora, se você quer ter sucesso na decoração e organização de lavanderia, então precisa prestar atenção no planejamento de armários. Esta é certamente a etapa mais importante para o sucesso do design do ambiente após a definição do layout no desenho arquitetônico. 

Os armários devem ser multiuso, podendo ser adaptados de acordo com a vontade e necessidade do usuário. Por isto devem apresentar formatos, dimensões – sobretudo profundidade – e subdivisões diferentes. Foque no seu briefing de arquitetura para conseguir entender como funciona a rotina de quem irá usar esse cômodo! 

Sob o tanque, pode-se ter um armário com estrutura bem resistente e pés reforçados para colocar baldes, produtos de limpeza e até botijão de gás, se for necessário. 

Alguns nichos abertos ao lado poderão embutir os equipamentos. E, perto disso, outros armários – preferencialmente com prateleiras internas em diferentes alturas – servirão para guardar mais produtos, além de ferramentas e aparelhos elétricos para a manutenção da casa.

É importante pensar no material de fabricação destes armários. Eles devem ser bem resistentes, já que serão instalados em uma das zonas mais úmidas da casa. Também é preciso vedar bem a passagem da água em todas as juntas da bancada com a parede. 

As prateleiras internas também precisarão ser mais espessas e ter sustentação reforçada, para aguentar muitas cargas. E os puxadores deverão ser metálicos, anti-ferrugem.

decoração-e-organização-de-lavanderia

Prateleiras de madeira e piso frio geométrico de Lavanderia de Revista Viva Decora. – Viva Decora


Como organizar sua lavanderia

Por fim, quando falamos da decoração e organização de lavanderia, é  fundamental que se encontre meios de manter a área sempre em ordem – dentro e fora dos armários. Do contrário, toda a manutenção e limpeza da casa poderá ficar comprometida. 

Com o cômodo livre de bagunça, é provável que pareça mais espaçoso, claro, bonito e bem higienizado. Além disso, a arrumação das coisas no interior dos móveis pode facilitar algumas tarefas domésticas, tornando sua execução mais rápida.  

É interessante ter na lavanderia alguns ganchos para pendurar vassouras e rodos de água – que podem ficar escondidos dentro de armários e junto com a tábua de passar roupas. 

Preferencialmente, a maior parte dos produtos de limpeza deve ficar dentro de nichos fechados – assim o ambiente parecerá mais clean. No entanto, aqueles materiais e ferramentas que são usados com maior frequência podem (e devem) ficar aparentes nas prateleiras ou estantes vazadas para facilitar o acesso aos mesmos.

Outra boa dica de decoração e organização de lavanderia é investir em potes plásticas de mesma cor e formatos diferentes para armazenamento de itens, como é o caso do sabão em pó, por exemplo. Até as cestinhas plásticas com prendedores coloridos podem ser vistos como ornamentação para o cômodo.

Por fim, a dica final é: organize todos os elementos que ficarão à mostra de forma simétrica. Isto confere uma imagem mais positiva para a decoração e organização de lavanderia.

Conclusão

Quando o assunto é decoração e organização de lavanderia, qualquer monotonia visual pode ser quebrada pelas cores e texturas dos elementos ao redor.

Invista em cores na hora de escolher objetos e ornamentos de armazenamento, podendo recorrer a vasinhos verdes –  que ainda podem renovar o ar local. E para identificar o que tiver guardado nas caixinhas, coloque pequenas etiquetas do lado de fora.

Agora você não tem mais desculpa para sua lavanderia ficar bagunçada, use nossas dicas e deixe tudo em ordem!

Essas dicas para organizar a lavanderia foram criadas pela equipe Viva Decora.

61 visualizações0 comentário
bottom of page