Dicas de Como Usar Sofá Retrátil na Otimização de Espaços

O

Uma casa é feita de paredes e um teto. Mas um verdadeiro lar confortável deve ser formado por mais elementos. Afinal, ele só pode funcionar da maneira certa se todas as peças básicas estiverem presentes em sua decoração. 

Uma sala de estar, por exemplo, só poderá ser considerada verdadeiramente uma sala de estar se tiver um bom jogo de assentos. E um modelo de sofá que pode solucionar vários layouts é o sofá retrátil.

sofa-retratil

Poltrona de veludo marrom e tapete cinza escuro de Paredes de Flávia Campos Arquitetura – Viva Decora


Sofá, o destaque na decoração de salas de estar

Todo o ambiente dentro de casa tem um propósito de existir. E, no caso da sala de estar, este ambiente pode apresentar mais de uma finalidade: pode servir de ponto de encontro para a família recepcionar amigos, conversar, assistir televisão e relaxar o corpo depois de um  longo dia produtivo. Sendo assim, o sofá ou o conjunto de sofás, são peças essenciais para momentos como estes!

É não é só isso! Como são utilizados para sentar e repousar, os sofás podem ser utilizados em diferentes propostas de coração – que vão desde a sala de estar até as varandas e recepções. 

Por este motivo, podem apresentar tamanhos, formas, densidades e acabamentos diferentes – sendo possível encontra-los até mesmo impermeabilizados. 

sofa-retratil

Parede com canjiquinha e sofá retrátil na sala de Sala de Estar de Bianchi & Lima Arquitetura (Viva Decora) e Sala de estar com sofá Retrátil Cinza de Sala de Estar de Braccini + Lima Arquitetura (Viva Decora)


Sofá retrátil é a alternativa versátil para sua sala de estar

Existem muitos modelos de sofá disponíveis no mercado. Alguns se diferem pelo número de assentos que possuem – dois, três ou mais lugares. 

Outros são diferentes pelo seu desenho de assento – em fita, ‘O’, ‘C, ‘S’, ‘L’ ou ‘U’. Tem ainda aqueles que vêm com complementos, como pufes e poltronas vendidos em conjunto. E, por fim, os com partes móveis.

sofa-retratil

Sala de estar com sofá Retrátil de Sala de Estar de Sandra Sanches – Viva Decora


Já faz anos que os modelos de sofá com multifuncionalidade têm sido os mais requisitados do mercado. Afinal, os cômodos passaram a adquirir mais funções. Um sofá em uma sala de TV pode servir não assento, mas também como um divisor de ambientes, e até uma cama para hóspedes.

Para otimizar ambientes como quartos de hóspedes, muitas vezes prefere-se utilizar um sofá-cama ou um sofá retrátil no lugar de um sofá comum. Esses modelos oferecem uma solução prática pois são móveis que possuem partes que podem ser ajustadas.

Falando especificamente dos móveis retráteis, é possível mover o encosto e expandir os assentos do sofá graças a um sistema de catracas. Esse modelo, portanto, tem a vantagem de poder assumir várias dimensões, como por exemplo o formato aberto do tipo “divã”. Por outro lado, quando a ideia for ampliar o espaço de circulação, é possível fechá-lo outra vez.

Confira também as nossas dicas de como reformar sem gastar muito! 

sofa-retratil

Sofá retrátil de veludo marrom e tapete neutro de Sala de Estar de BRUNA PARDI ARQUITETURA E INTERIORES – Viva Decora


Dicas de como usar o sofá retrátil e ganhar espaço

Então, como dito antes, o sofá retrátil pode assumir várias formas e tamanhos. Pode-se dizer, portanto, que seu design é bastante versátil. 

Isso confere maior liberdade para o uso em diversas situações de projeto – o que caracteriza uma vantagem quando comparado a outros modelos de sofá. Por esse motivo o sofá retrátil é considerado a melhor opção na hora de otimizar os espaços de área de estar. 

Sendo assim, ele pode ser explorado para resolver diversas situações de projeto – apresentando inúmeras vantagens, se comparado a outros modelos de sofá. E por este motivo considera-se que pode ser utilizado de diversas maneiras para otimizar espaços de áreas de estar.

sofa-retratil

Sofá retrátil marrom e luminária cinza de parede de Sala de Estar de Cristina Reinert – Viva Decora


Um sofá retrátil, assim como qualquer sofá comum, pode ficar isolado no centro de uma sala ampla. Também pode ficar frente a uma parede com painel de fundo. Ficar em um canto do ambiente – como ficaria um sofá em ‘L’ ou sofá com chaise. E claro, ter ou não uma mesinha de centro o acompanhando no layout deste ambiente.

sofa-retratil

Sofá com tecido neutro e mesa de centro de madeira de Sala de Estar de Mutabile Arquitetura e Design Grafico- Viva Decora


Há sofás retráteis disponíveis no mercado em todas as cores. Bege, marrom e cinza são as tonalidades mais comuns. Já quanto ao tecido de forração deste pode ser de chenile, sarja, jacquard, suede e mais. 

Isto, obviamente, vai provocar diferenças quanto à textura das suas superfícies – ou o aspecto da peça – e sua manutenção. E a escolha de um modelo ou de outro de sofá retrátil vai depender da decoração do ambiente, do uso destinado a ele, e claro, do gosto do cliente.

sofa-retratil

Sala com sofá Retrátil de Sala de Estar de Condecorar Arquitetura e Interiores – Viva Decora


sofa-retratil

Parede de tijolinho comum e sofá retrátil claro de Sala de Estar de Giovana Ciacco Interiores – Viva Decora


Observe outra vez as imagens apresentadas neste texto. Use-as como fonte de inspiração sobre qual modelo de sofá retrátil combinaria melhor com a decoração do projeto em questão. Depois, use toda sua criatividade para criar ambientes lindos e aconchegantes, com muito espaço!.

Essas dicas de como utilizar um sofá retrátil na decoração da sala de estar foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 visualização0 comentário