top of page

Eletrodomésticos Para Cozinha: O Que Não Pode Faltar Na Sua!

É certo que escolher os aparelhos e eletrodomésticos para cozinha que não podem faltar na sua casa pode ser uma tarefa difícil, mas você não precisa ser um cozinheiro de mão cheia para montar a sua cozinha dos sonhos!

Se você está construindo ou reformando a sua residência, e precisa de boas dicas, leia o texto a seguir! 

Cozinha planejada com bancada de Mármore de Cozinha planejada de Érica Salguero – Viva Decora


Lista dos eletrodomésticos básicos para decoração de cozinha

Para o cozimento dos alimentos

Digamos que a cozinha da sua casa seja mais compacta ou que você não tenha  habilidades ou até mesmo tempo disponível para cozinhar. Então, neste caso, devemos focar nos itens mais básicos, aqueles essenciais para o funcionamento do ambiente. Por exemplo, se quiser fazer pratos quentes, quais eletrodomésticos para cozinha você irá precisar?

No caso de a sua cozinha ser pequena, similar ao tamanho de uma copa, uma boa saída é contar apenas com um micro-ondas ou forninho elétrico para aquelas refeições mais práticas. No entanto, vale lembrar que é sempre ideal possuir um fogão no local.

Como se trata de um ambiente mais compacto, uma boa saída para otimizar espaço e dinheiro, é optar por peças mais simples, que não possuem a parte do forno elétrico – que serve para o cozimento de pratos mais elaborados.

Os cooktops são um dos eletrodomésticos para cozinha mais comuns para esse tipo de situação! E o melhor é que você encontra modelos em diversas cores e acabamentos, de um até seis acendedores – alimentados por energia ou gás.

Ainda pensando na funcionalidade do espaço, outro ponto importante a ser considerado é a ventilação. Infelizmente, é cada vez mais raro uma cozinha que tenha uma boa ventilação natural.

Justamente por isso, é muito comum optar-se pela renovação forçada do ar. Para tanto, existem dois eletrodomésticos para cozinha que realizam esse serviço: o exaustor e a coifa. 

O exaustor serve para filtrar o ar no local, enquanto a coifa ajuda a levar o vapor de ar para fora do ambiente através de uma canalização. Pensando em praticidade, hoje existem aparelhos que funcionam como exaustor e coifa ao mesmo tempo, e são uma ótima opção.  

Parede com pastilhas azuis e marcenaria branca de Armário de Cozinha de Cris Paola – Viva Decora


Para a refrigeração dos alimentos

Mas e quando o assunto é refrigeração? Quando o assunto é a escolha de eletrodomésticos para cozinha, esse é um ponto importante, principalmente por que os aparelhos de refrigeração servem para conservar os alimentos. 

Sendo assim, alguns dos eletrodomésticos para cozinha que não podem faltar na sua residência são geladeiras e congeladores.

Os frigobares são uma boa opção para quando o espaço é reduzido. No entanto, vale lembrar que possuem uma capacidade menor por serem mais compactos.

Outra opção, a depender dos gostos e hobbies do cliente, é contar com as adegas climatizadas, utilizadas para o armazenamento de vinhos e espumantes. Da mesma forma, existem as cervejeiras.  

Na hora de escolher esses eletrodomésticos para cozinha, você deve considerar dois fatores principais. O primeiro deles é o tamanho de área disponível para este aparelho dentro da sua cozinha. 

O segundo é o volume de alimentos que você precisará guardar nesta câmara fria – talvez de acordo com o número de moradores na casa. Justamente por isso é que existem diversas opções de aparelhos de litragens diferentes à venda. Estude bem as possibilidades com os lojistas.

Lista dos eletrodomésticos para cozinha adicionais

Para complementar o dia-a-dia

Se você é daqueles que adora se aventurar na cozinha, então é legal contar com um ambiente funcional, cheio de bancadas amplas e bastante armário para usar como espaço de armazenagem. 

Além disso, você certamente irá precisar de alguns aparelhos e eletrodomésticos para cozinha adicionais, como o liquidificador, batedeira e até o novo queridinho do mercado, os mixers. 

Este último caiu nas graças do povo, justamente por ser um aparelho mais compacto e de fácil manuseio. Além disso, é também um eletrodoméstico prático, pois permite ser usado dentro de copos largos, jarros e pratos altos para bater uma infinidade de coisas.

Cozinha de Cozinha planejada de Liliana Zenaro – Viva Decora


Para uma maior praticidade nas atividades

Para facilitar a vida, muitas empresas foram lançando, com o tempo, aparelhos adicionais para uso na cozinha. Quem quiser fazer um sanduíche quente, um bife grelhado ou um cafezinho rápido pode contar com a torradeira, o grill e a cafeteira elétrica. 

E ainda nessa linha de praticidade, temos as últimas grandes novidades do mercado como a Airfryer (eletrodoméstico para cozinha que “frita” os alimentos sem a necessidade de utilizar óleo) e também a panela de pressão elétrica.

Por fim, o último eletrodoméstico para cozinha que iremos adicionar a esta lista, é a máquina de lavar louças. Aqui no Brasil, ainda é comum haver uma resistencia com relação a utilização deste aparelho.

Mas a verdade é que, além de serem uma ótima maneira de otimizar o seu tempo, as máquinas de lavar ajudam a economizar bastante água no dia-a-dia, e ainda são benéficas para a natureza. Então, o que você acha dessas opções? Reflita sobre elas.

8 visualizações0 comentário
bottom of page