Hall De Entrada: Como Decorar Esse Ambiente Para Receber Visitas

É comum em nós, seres humanos, a preocupação constante com relação a primeira impressão que transmitimos para os outros: a nossa aparência é uma espécie de cartão de visitas. Da mesma forma, quando pensamos em um imóvel residencial, o hall de entrada é o ambiente que serve como apresentação. 

Nesse sentido, é importante pensar: qual as sensações que você pretende comunicar para um visitante quando essa pessoa chegar no seu lar? Isso deve ficar claro por meio de elementos de decoração. 

No entanto, é comum que o hall de entrada fique “esquecido” no momento de planejar a obra. No artigo de hoje você confere as nossas melhores dicas de como decorar o primeiro cômodo que se pode acessar no imóvel para atrair boas energias para a sua casa. Boa leitura!

Parede cinza de Hall de Arq. Bruna Cruz – Viva Decora


Como a decoração do hall de entrada dá boas-vindas aos visitantes?

Observe os elementos que se encontram ao seu redor. Quais as impressões que esses objetos, plantas e pessoas causam em você? 

Todas as suas sensações e percepções estão ligadas a símbolos gravados na memória, e que acabam despertando em nós certos sentimentos. Por exemplo, um objeto sinuoso e na cor azul, pode facilmente remeter a imagens ligadas à vida marinha e ao oceano de forma geral.

Esse entendimento das sensações que os elementos despertam em nós é estudado também na decoração. Assim, todos os revestimentos, móveis e ornamentos utilizados na composição da decoração, são capazes de emitir mensagens ao nosso cérebro. 

É por isso que, não só no hall de entrada, mas em todos os cômodos da casa, é preciso pensar sobre a escolha dos elementos para cada um dos cômodos da sua casa. 

Hall de entrada sofisticado com papel de parede e de Hall de Liliana Zenaro e Parede texturizada, vaso azul com textura e tapete de Hall de Idealizzare Arquitetos – Viva Decora


Cartela de Cores

O que você deseja dizer para as outras pessoas? Que elas são bem-vindas? Que gostaria que elas voltassem sempre? Que entrar na sua casa lhes trará alegria, conforto, tranquilidade? As respostas para estas e outras perguntas deverão  guiar o planejamento de decoração do hall de entrada, começando pela escolha da cartela de cores na decoração

Para este tipo de ambiente, é recomendado o uso de tons vibrantes e cheios de boa energia, como é o caso do amarelo-outro e do laranja. Essas cores não precisam ser predominantes no ambiente, mas uma boa dica é utilizá-las de forma estratégica, em detalhes pontuais que estejam à vista dos observadores.

Em livros sobre técnicas milenares de harmonização de interiores, você encontrará outras sugestões de cores como o azul e até o preto. Porém, para fazer a escolha correta, é necessário definir qual a mensagem que desejamos transmitir.

Quais móveis combinam bem com o hall de entrada?

De certo que a recepção de uma residência não exige muitos elementos. É comum que em algumas decorações sejam utilizados somente um revestimento diferente destacado por um jogo de luz. Da mesma forma, é comum pessoas optarem pela criação de jardins verticais ou instalação de quadros e murais neste cômodo da casa. E quando a estrutura do imóvel permite, são criados nichos em paredes para a exposição de esculturas e vasos luxuosos.

Agora, se a ideia é criar uma decoração ainda mais elaborada para o hall de entrada, também é possível encostar um espelho, aparador e até cadeiras na parede e maior extensão livre do cômodo. Outra boa ideia é apostar na combinação entre poltrona e uma luminária de piso. 

Por fim, o uso de sapateiras, pufes, bancos e cabideiros também é uma opção comum, especialmente depois da pandemia da COVID-19. Nesses casos, atente-se para que essas peças não comprometam a circulação do ambiente ou a abertura de portas. 

Espelho e apardaor de Hall de Arq. Bruna Cruz e Hall de Entrada de Hall de Bianka Mugnatto – Viva Decora


Cuidados que se deve ter com a decoração do hall de entrada

Você já cobriu paredes, já instalou iluminação e posicionou estrategicamente móveis e ornamentos no hall de entrada. O que ainda pode ser feito para que esse ambiente continue emanando as mesmas boas vibrações aos visitantes? Assim como em qualquer outro cômodo do imóvel, é preciso atenção quanto à limpeza e organização do hall de entrada. Principalmente em tempos de pandemia, é preciso atenção para que os sapatos e objetos que ficam do lado de fora da casa não causem bagunça.

Sendo assim, as sapateiras se tornaram um importante investimento para a decoração do hall de entrada!  Ainda que você não esteja recebendo visitas no momento, cuidar da limpeza e organização do hall de entrada é uma forma de nutrir a alegria de entrar e sair de casa. Você pode usar de princípios de Feng Shui para organizar o ambiente da melhor forma possível! 

Outra boa dica é apostar em quadros de recados e quadros para chaves e outros pertences que para acrescentar na decoração do hall de entrada, tornando este ambiente mais funcional e divertido.

Neste artigo procuramos compartilhar dicas seguras e fáceis de serem aplicadas. Mas se estiver disposto, pode também utilizar tapetes para compor a decoração do hall de entrada e tornar este ambiente ainda mais aconchegante e convidativo. 

Seu hall pode ficar lindo, basta usar estas ideias e todo seu bom gosto!

Essas dicas de decoração para o hall de entrada foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 visualização0 comentário