top of page

Home Office: Desafios e Adaptações Para Montar Um Escritório Em Casa

O ano de 2020 chegou repleto de desafios novos. Como você sabe, muitas empresas e negócios foram obrigados a adaptar os seus métodos operacionais para enfrentar a crise global causada pela Covid-19. Como resultado, várias dessas empresas passaram a permitir que os seus funcionários trabalhassem no regime de home office.

Acontece que, o que parecia ser fácil no início, revelou-se um grande desafio! O principal deles: a necessidade de melhorar e adaptar os espaços na residência para atenderem a essa nova função.

No texto de hoje, falaremos um pouco sobre os desafios enfrentados para que fosse possível trabalhar dentro de casa – desde os cantinhos que descobrimos ser viáveis para montagem de um mini escritório, até as mudanças de decoração. E claro, vamos compartilhar algumas dicas incríveis para você conseguir adaptar o seu cantinho da melhor forma possível. Boa leitura!


Luminária metálica de mesa e cadeira de couro – Káthia Pimenta para a revista Viva Decora

Quais áreas de casa podem virar um home office?

A primeira coisa que estes profissionais descobriram é que precisavam abrir espaço na sua residência para um novo ou melhorado escritório particular. Não bastava ter apenas uma pequena escrivaninha!

Era preciso uma bancada maior onde seria possível armazenar todo o seu material de trabalho – entre notebook, pastas, livros e mais. E, pensando na sua saúde, que fosse um local tranquilo, sossegado, além de bem ventilado e iluminado.

Mas onde seria isto dentro de casa? Bem, sabemos que não se pode trabalhar deitado na cama. Na mesa da sala de jantar também não funciona, pois, de vez em quando, tudo precisará sair do lugar para dar espaço para as refeições. E nem é possível render bem estando sentado no sofá da sala, de frente para uma TV ligada.

Claro que o melhor seria ter um ambiente próprio para home office. Porém, sabemos que nem todos têm essa opção – seja pelo tamanho do imóvel, pela disposição do imóvel, ou qualquer outro motivo.

Sendo assim, foi preciso buscar alternativas. Algumas das mais criativas envolviam a criação e montagem de bons mini escritórios em áreas alternativas da casa, como o hall de entrada, sacada fechada, closet ou até mesmo nas áreas maiores utilizadas normalmente para circulação.

Ainda que não sejam a solução perfeita, são sim soluções possíveis – basta ver os exemplos que trouxemos para este texto.

Pendente metálico preto e bancada de madeira clara de Home Office de Studio Clariça Lima


Adaptação de planta baixa e sistemas

Agora a grande pergunta é: quais as alterações necessárias nos imóveis, em termos de layout, para que fosse possível montar um home office?

Algumas pessoas foram obrigadas a improvisar, reunindo móveis não utilizados dentro de casa – como pequenas mesas e cadeiras de cozinha -, levando tudo para o cômodo desejado. Mas o melhor mesmo é investir em uma boa marcenaria, já que a tendência de trabalhar em casa veio para ficar.

O maior desafio está em otimizar o espaço de forma que seja possível encaixar ao menos peças mais básicas para a montagem do ambiente de home office, como uma mesa e uma cadeira de escritório.

Escrivaninha de madeira e cadeira eames branca de Home Office de Studio Canto Arquitetura e Móveis planejados e tapete de pelinho na cor azul de Home Office de None None – Viva Decora

Se o local é relativamente apertado, pode-se optar por uma mesa de menor profundidade – algo em torno de 45 a 50 cm – e uma cadeira mais tipo “secretária”, sem braço. E, se possível, instalar perto disso algumas prateleiras ou nichos de apoio para o material de trabalho.

Outra questão importante, que deve ser verificada pelo profissional – definidor da escolha do local do home office – são os pontos de energia e internet. O ideal é que você faça uma análise da performance da rede na sua casa e, se necessário, que busque especialistas capazes de realizar as alterações necessárias.

Afinal, o uso da internet e das mídias digitais é o que permite que possamos realizar o nosso trabalho do conforto do lar com qualidade e segurança.

Como separar zona de trabalho, lazer e descanso?

Um dos maiores desafios de se trabalhar em casa são as distrações. Imagine como é difícil alguém se concentrar bem com sons de rádio e TV, crianças rindo, cachorros latindo, cheiro de comida preparada na cozinha e mais.

O fato é que, inevitavelmente, nem todos os membros da família serão capazes de respeitar o espaço de trabalho – seja por que estão em um momento de descanso, de diversão ou até de folga.

Por isto mesmo é que é tão importante delimitar a sua área de home office. Mas como fazer isso sem a necessidade de grandes alterações na arquitetura ou decoração do imóvel? É o que você confere agora!

Sofá cinza e tapete azul de Sala de Estar de Juliana Muchon – Viva Decora

Em muitos casos, basta trabalhar com efeitos visuais bem sutis que são capazes de setorizar o ambiente. Você pode obter esse resultado utilizando faixas de cor diferentes nas paredes para mostrar as diferenças entre as atividades realizadas em uma mesma área da casa.

Outra forma prática de conseguir esse efeito, é delimitando as áreas com o uso de tapetes ou desenho de marcenaria. Criar divisórias vazadas e barreiras naturais (com plantas vivas, por exemplo).

O que ter na decoração do home office para melhorar a produtividade?

Diga-nos: de onde vem a sua inspiração para trabalhar? Algumas pessoas simplesmente precisam de estímulos visuais para criar boas soluções para o seu trabalho, enquanto outras precisam criar uma atmosfera calma e tranquilizante.

Por isso, é importante que você trate bem a decoração do seu home office, personalizando-a da forma que preferir. O primeiro passo é ajustar a iluminação – não se esqueça da luminária de mesa sobre a mesa do computador.

Uma boa dica é não utilizar nesses ambientes objetos de muito valor sentimental, que possam atrapalhar o seu foco – como fotografias de entes queridos.

Use ventiladores, móbiles, fontes, aquários e esculturas em formas sinuosas para dar movimento à decoração.

Vasos com plantas verdes podem ajudar a renovar o ar, da mesma forma que peças coloridas podem estimular a visão – nesse caso, dê preferência para tons suaves de verde, azul, rosa, amarelo e laranja.

Estas são as nossas dicas para você montar o seu cantinho de home office perfeito no seu lar! O mundo está em transformação e o mercado de trabalho pede mudanças. Não fique para trás! Ajuste a sua casa e esteja melhor preparado para os desafios que virão.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

8 visualizações0 comentário
bottom of page