top of page

Modernização da construção civil: como a tecnologia está otimizando processos

No mundo todo, o setor da construção civil é importantíssimo para a queda e recuperação da economia de um país. No Brasil, é o termômetro da economia nacional, estando diretamente relacionada ao Produto Interno Bruto (PIB), indicador do crescimento do país.

Da mesma forma, o setor sofre diretamente com crises econômicas no país. É exatamente por isso que investimentos em inovação e na modernização da construção civil são extremamente importantes, pois servem como auxílio para escapar da recessão.

No artigo de hoje discutimos sobre as vantagens da modernização na construção civil. Acompanhe!

Conheça o impacto que a tecnologia trouxe ao ramo de construção civil

O setor da construção civil vive em constante expansão e crescimento, o que acaba exigindo novos processos e também materiais capazes de acompanhar o rápido desenvolvimento do setor, de forma a facilitar a maior produtividade e a diminuição de custos. Nesse sentido, a modernização da construção civil acaba por impactar diretamente nas práticas de gerenciamento de obras e projetos.

As vantagens são diversas! Pensando de forma prática, o uso de tecnologias proveniente da modernização da construção civil é fundamental na hora de fazer o controle dos materiais e insumos no canteiro de obras. Além disso, ajudam a verificar a necessidade de locação de geradores e até mesmo manta térmica para telhado.

Da mesma forma, o uso de novas tecnologias ajuda também no controle do descarte de materiais, bem como equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva (EPC), e ajudam até na reciclagem de eletrônicos utilizados na obra.

Veja abaixo outras vantagens da modernização da construção civil:

Uso de Softwares de Desenho

Hoje existem hoje softwares modernos que permitem desenhar e visualizar simulações externas e internas da construção detalhadamente.

O resultado disso é uma observação mais ampla do cliente a respeito do projeto. Assim, ele poderá dizer se está satisfeito ou se algo a mais precisa ser realizado para alcançar a sua expectativa.

Efetividade no tempo de duração

O fato das atividades se tornarem padronizadas e automatizadas faz com que elas levem menos tempo para serem realizadas.

Com todos sabendo quais serão as etapas que serão seguidas em cada momento, o processo para que tudo seja concluído como o esperado é mais rápido.

Nesses casos, a influência na produtividade é direta. Quanto menos tempo uma equipe demora a realizar determinada tarefa, maior é a capacidade de produção. Dessa forma, os trabalhos serão concluídos de maneira mais ágil, levando a uma capacidade produtiva incrementada.

Menos retrabalho

A modernização da construção civil está ligada à redução dos níveis de retrabalho. A razão é simples: sem os recursos tecnológicos, a empresa depende única e exclusivamente do capital humano.

As pessoas podem falhar por vários motivos e, algumas vezes, essas situações não são totalmente prevenidas. Um funcionário de contabilidade que recebe informações incompletas por exemplo, provavelmente vai gerar declarações que não são totalmente condizentes.

Com a modernização da construção civil, as chances de problemas do tipo acontecerem são muito menores. Definindo parâmetros e processos de maneira correta, é possível garantir que as tarefas sejam finalizadas com mais objetividade e clareza.

O fato de não haver tantos equívocos diminui também a necessidade de retrabalhos. Em vez de ter que refazer atividades que já tinham sido entregues, a equipe pode continuar no cumprimento de suas obrigações.

Aumento do engajamento e motivação

A modernização da construção civil pode melhorar o engajamento e a motivação dos colaboradores. Com mais recursos disponíveis para que executem um bom trabalho, os funcionários atuam de maneira mais interessada e atenciosa.

Isso por que, com a diminuição do número de retrabalhos, os feedbacks tornam-se cada vez mais positivos, o que interfere diretamente no crescimento da motivação dos colaboradores de obras. Com trabalhadores mais engajados e positivos, o resultado é uma equipe mais produtiva.

Tudo isso contribui para um time mais unido e coeso, o que diminui a taxa de rotatividade. Com um tipo já familiarizado com as metas estabelecidas, fica mais fácil planejar a execução de obras.

A modernização da construção civil aumenta a produtividade porque diminui o tempo de execução das tarefas e reduz os erros, a ociosidade e a desmotivação. Sendo assim, o uso de recursos tecnológicos é estratégico na conquista de resultados.

A modernização da construção civil

Como vimos neste conteúdo, a construção é de grande importância para o país, e a modernização da construção civil têm sido uma maneira de escapar da crise.

A modernização da construção civil têm influenciado o gerenciamento de projetos e obras, uma vez que este setor está em constante expansão e crescimento, fazendo com que novos processos sejam criados para facilitar o alcance de maior produtividade com menor custo.

A efetividade no tempo de duração, menos retrabalho e o aumento no engajamento e motivação da equipe são benefícios para se aplicar a modernização da construção civil e, consequentemente, ampliar os resultados com menos custo total.

Gostou do nosso conteúdo? Aplica a modernização da construção civil e tenha melhores resultados agora mesmo.

6 visualizações0 comentário
bottom of page