top of page

Plantas Nos Ambientes: 7 Espécies Para Cultivar No Verão

O verão está chegando, e nessa época do ano, não há nada melhor do que decorar a casa com o uso de plantas nos ambientes. 

Morar em uma cidade bastante desenvolvida como São Paulo ou Belo Horizonte possui benefícios claros como a oferta elevada de oportunidades profissionais ou ter sempre à mão uma rede completa de serviços de qualidade à disposição e pertinho de casa.

Em contrapartida, grandes centros urbanos oferecem pouco contato com a natureza e com a iluminação solar, além da qualidade inferior do ar quando comparado à localidades menores e com flora mais preservada. 

Uma boa forma de trazer a natureza para dentro de casa é por meio do uso de plantas, materiais naturais e até cores na decoração que remetem a natureza nos ambientes. Essa é inclusive uma das grandes tendências que encontramos no mercado nos últimos anos. 

Para te ajudar, preparamos uma lista com espécies de plantas fáceis de cuidar e cultivar em apartamentos durante o verão.

Mas antes de começar, confira alguns benefícios que a presença de plantas pode trazer para o seu lar!

O Uso De Plantas Nos Ambientes

É indiscutível o fato de que a presença de plantas nos ambientes da casa trazem enormes benefícios para a saúde!

Além de umidificar os espaços, deixando-os mais fresquinhos, as plantas no ambiente também são responsáveis por purificar o ar. Isso ajuda a reduzir a incidência de doenças respiratórias e algumas espécies possuem até mesmo propriedades medicinais.

O seu cultivo pode melhorar o dia-a-dia das pessoas que frequentam os ambientes em questão em diversos aspectos, especialmente nesse momento de pandemia onde estamos passando cada vez mais tempo dentro de nossas casas.

Nesse sentido, o uso de plantas nos ambientes é ideal para quem deseja relaxar, descansar os olhos, estimular a criatividade e auxiliar na concentração. É interessante considerar também alguns princípios do feng shui na hora de planejar os ambientes! 

Confira os 7 tipos de espécies de plantas que separamos para essa estação!

Alamanda

A alamanda é uma espécie que dá lindas flores amarelas e por ser da família das trepadeiras é ideal para muros, cercas e áreas externas de casas e apartamentos.

No entanto, como é uma flor tóxica, é necessário que fique longe do alcance de crianças e animais de estimação. A espécie deve ser regada frequentemente e posicionada sob a luz intensa do sol durante o verão.

Coração-magoado

O coração-magoado é uma planta tropical de folhagem exuberante. Ela pode ser encontrada nas cores rosa, roxo, verde, vermelho, amarelo e castanho.

Aguentam bem as altas temperaturas de cidades mais quentes, por isso são uma ótima escolha quando o assunto é o uso de plantas nos ambientes.

São uma planta de médio porte, e por isso é necessário que sejam posicionadas em vasos no chão.

Zínia

A zínia é uma espécie perfeita para o calor do nosso verão e necessita de húmus em seu vaso para que permaneça sempre saudável. Sua coloridíssima flor possui uma aparência exótica e elegante, ideal para a decoração de ambientes.

São uma ótima opção para pessoas que não passam tanto tempo dentro de casa, pois não exigem cuidados extensos, não precisando serem regadas com frequência. 

Nastúrio

O Nastúrio, também conhecido como flor-de-chagas, é uma flor comestível natural dos países da América do Sul. Suas pétalas ao ingeridas combatem doenças pulmonares e possuem um sabor apimentado.

Apesar de serem resistentes ao calor, é uma espécie que precisa ser posicionada na sombra, recebendo iluminação indireta.  

Suculenta

Quando o assunto é plantas nos ambientes, as suculentas são as queridinhas. As suculentas são espécies fáceis de serem cuidadas, pois não exigem tanta água e precisam da incidência direta do sol para crescerem de forma saudável. 

Encontrada em diversos tamanhos, essa espécie de planta é originária de lugares áridos e seus caules e folhas tem um aspecto mais “fofinho”, como a babosa.

Palmeira-sagu

A palmeira-sagu é uma árvore de pequeno para médio porte, perfeita para a decoração de jardins e áreas externas de casas de campo. Como necessitam da incidência direta da luz solar e também de compostos orgânicos em sua terra, são plantas difíceis de cultivar em apartamentos.

Também conhecida como cica, a espécie exige hidratação regular.

Estrelítzia

A espécie de nome complicado também é conhecida como “ave-do-paraíso”, por contar com flores que se assemelham a animais alados. É uma planta resistente ao calor, com floração alaranjada que pode ser podada a cada seis meses. 

A estrelítzia é uma espécie versátil em termos de iluminação pois pode ser cultivada em meia sombra e também sob a luz direta do sol. Sendo assim, são uma ótima opção de plantas para ambientes em apartamentos. 

Conclusão

As plantas funcionam basicamente como qualquer ser vivo que reside nesse planeta: no frio, precisam de aconchego; no calor, precisam de mais hidratação. Além de regá-las com a frequência que pedem (como indicado acima), é preciso se atentar à necessidade de aparar as flores e arbustos de certas espécies, bem como o tipo de luz natural que cada uma suporta. 

Logo, para que você seja capaz de oferecer o cuidado correto para as espécies que deseja cultivar, é fundamental estudar suas particularidades e montar o ambiente ideal para um crescimento saudável!

Se você quer preparar sua casa para o verão ou está procurando apartamento para comprar no Rio de Janeiro e ao mesmo tempo dicas de como decorá-lo, esse artigo foi feito para você! Sucesso em seu cultivo e que seu verão seja muito refrescante!

Este artigo foi escrito pela equipe da Loft. 

6 visualizações0 comentário
bottom of page