top of page

Por Que a Escolha do Revestimento é Tão Importante Para Minha Obra?

O revestimento é uma ótima opção de acabamento para decorar ambientes tanto internos quanto externos.

O que muitas pessoas não sabem, porém, é que a aplicação de revestimentos nas paredes e no chão é muito mais do que uma questão estética, mas também fator essencial para a segurança da edificação.

Tanto o revestimento interno quanto o externo têm a função de proteger a estrutura da construção como um todo, formando uma primeira camada entre estes elementos estruturais – blocos, vigas, contrapiso e argamassa – e os materiais de acabamento – pisos, gesso, papéis de parede – a qual bloqueia a ação de impactos e intempéries que levam ao desgaste, à erosão e às infiltrações.

Nas paredes, por exemplo, os revestimentos encobrem blocos e tijolos cuja porosidade as torna suscetíveis à umidade, à infiltração e à corrosão.

Por isso, a escolha de um material adequado para o revestimento deve ser feita com o apoio de um profissional da área para que tanto a integridade da edificação quanto o acabamento final do projeto sejam garantidos.

O que levar em consideração na hora de escolher o melhor revestimento?

Quando finalizadas as etapas estruturais de seu projeto – levantamento e demolição de paredes, intervenções em encanamentos e na parte elétrica, troca de azulejos, dentre outros -, a etapa seguinte na obra é sempre a escolha e aplicação de um revestimento para pisos e paredes.

No entanto, para que essa etapa seja executada de forma assertiva, a escolha do revestimento a ser utilizado deve ser uma decisão tomada muito antes do início da execução do projeto, lá na etapa de planejamento.

Isso por que a escolha do revestimento ideal envolve diversos aspectos como orçamento, o acabamento estético e até a manutenção do mesmo.

Confira o que você precisa conferir antes de fazer a escolha do revestimento:

Local de Aplicação do Revestimento

Com toda a certeza, o primeiro aspecto a ser considerado com toda a certeza na hora de realizar a escolha do revestimento é o local/cômodo onde será aplicado.

Alguns materiais são sensíveis e deterioram-se quando expostos às intempéries, à água e a muitos impactos.

Justamente por isso, é preciso pensar nos detalhes e características do seu espaço. Ele é interno ou externo? Há presença de umidade? Há exposição ao sol? Como é a temperatura e o desgaste do ambiente?

Orçamento Disponível Para o Projeto

Quando pensamos na etapa da construção da obra e nos insumos básicos utilizados na execução de um projeto, é raro encontrar preços que saem do padrão. É claro que existe uma variação de preços de fornecedor para fornecedor, mas no final das contas, cimento é sempre cimento.

Já quando pensamos nos materiais de acabamento como os revestimentos, as opções são infinitas podendo variar de acordo com o tipo, marca, estética, tendências do mercado, e claro, preço do produto. 

Estar atento às relações de custo-benefício na hora de realizar a compra desses materiais é fundamental, afinal, a escolha do acabamento pode onerar e muito o valor do seu orçamento de obras.

Com um bom planejamento, é possível evitar gastos desnecessários, “dores de cabeça” e frustrações durante a obra. Lembre-se sempre daquele velho ditado “o combinado não sai caro!”

No seu orçamento de obra você deve considerar não só o custo com o material em si, mas também os gastos com a mão de obra especializada e com os elementos adicionais que serão necessários para garantir o resultado final desejado.

Além disso, reflita também a respeito das despesas geradas pela manutenção periódica deste material para que este seja mantido em suas melhores condições.

Por exemplo: será necessário algum produto específico para estes cuidados? Você pode fazê-los ou precisará de um auxílio profissional? A durabilidade deste material condiz com as previsões do cliente de novos investimentos em manutenção? Tudo isso conta!

Ainda falando sobre a manutenção do seu revestimento, há um outro fator essencial a ser levado em consideração na hora de fazer a sua escolha: a rotina do seu cliente. Portanto, essa decisão deve também resultar em algo prático e funcional.

Design e Criatividade

Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar o visual do revestimento, para que você possa entregar um ambiente que cumpra as expectativas do cliente!

Afinal, o revestimento deve não somente ser adequado à sua obra e à sua rotina, mas também ao visual que o seu cliente deseja e também e à sua personalidade.

Para que isso seja possível, é preciso realizar um bom briefing de arquitetura, assim o profissional consegue entender quais as preferências e necessidades do cliente.

No caso das paredes, as opções são ainda mais amplas, e por meio da paginação de pisos e paredes certa é possível a criação de ambientes únicos e sofisticados.

Outra dica é usar e abusar da iluminação como forma de destacar ainda mais os revestimentos em ambientes internos. Pontos de iluminação direcionados proporcionam diferentes jogos de luz e sobra, o que acaba por acentuar o desenho das peças.

Não se esqueça que, por trás de um canteiro de obras, há sempre um morador sonhando em fazer de sua residência um ambiente mais aconchegante, confortável e, principalmente, prático e funcional ao seu dia a dia.

Por exemplo, pisos frios, porcelanatos e laminados são ideais para pessoas que dispõem de pouco tempo e demandam mais praticidade em seu dia a dia. Por outro lado, quem consegue se dedicar um pouco mais aos cuidados do lar, podem apostar em revestimentos de madeira.

Logo, priorize materiais que estejam de acordo com a sua disponibilidade diária para os cuidados com o lar, levando em consideração a frequência e o tempo que você deverá dedicar para a sua limpeza e conservação.

Qual tipo de revestimento devo usar?

Até aqui você já percebeu que a escolha do tipo de revestimento deve ser pensado não só para conferir personalidade ao espaço, mas também a fim de garantir conforto, praticidade e fácil manutenção. 

Para te ajudar na escolha, separamos algumas das principais opções disponíveis no mercado:

Porcelanato

Essa opção é ideal tanto para pisos residenciais quanto em projetos nos quais a circulação de pessoas é maior, como shoppings e prédios comerciais por exemplo. 

É um material mais resistente e também menos poroso, o que confere maior durabilidade aos materiais de acabamento em porcelanato. 

Uma característica a ser destacada é que o porcelanato pode ser feito em vários tamanhos e acabamentos, o que acaba por torná-lo uma opção bastante versátil. A grande variedade de tipos pode contribuir para uma paginação de pisos e paredes cada vez mais criativa! 

Sua facilidade de limpeza também é um diferencial, e por isso muitos acabam utilizando o porcelanato como opção de material de acabamento para as paredes também. 

Madeira 

Outro queridinho dos materiais de acabamento são os revestimentos em madeira. Além das opções que contam com a madeira em sua forma natural, existem também aqueles revestimentos que imitam a madeira e por isso, acabam tendo um custo mais baixo. 

Esse tipo de revestimento aparece nos projetos de arquitetura em vários formatos e aplicações – como em taco, piso laminado, tábua corrida, entre outros. 

São uma ótima opção para quem busca isolamento acústico e térmico, e são bastante resistentes. 

Piso Vinílico 

Essa é uma ótima opção para aqueles projetos nos quais o orçamento de obra disponível para materiais de acabamento é reduzido. 

Por ser um revestimento feito em PVC (um material totalmente sintético), o preço do piso vinílico acaba sendo bastante inferior aos demais tipos de revestimento apresentados anteriormente. 

Sua aplicação deve ser feita sobre contrapiso nivelado, e costuma ser rápida. Outro ponto positivo é que, para fazer a manutenção do revestimento é muito simples: basta passar um pano úmido. Essa praticidade torna o piso vinílico uma ótima escolha para áreas secas e longe de ações da água. 

Piso Monolítico

Esse tipo de material de acabamento caiu nas graças dos profissionais de arquitetura e decoração, muito por conta da tendência industrial, que tinha como um dos protagonistas o uso do cimento queimado. 

A maior característica desse tipo de revestimento é que ele não possui emendas, ou seja, é um material único. Como não apresentam juntas, seu uso é recomendado em locais onde é necessário muita higiene, como hospitais e laboratórios. 

Sua facilidade de limpeza e também a rápida aplicação tornam ele uma ótima opção de revestimento, isso sem falar no acabamento estético. 

Agora você já está preparado para fazer a escolha do revestimento adequado para a sua próxima obra! 

5 visualizações0 comentário
bottom of page